Folha de S.Paulo

Novo aeroporto de Vitória pode triplicar número de viajantes

- ESPÍRITO SANTO

DE SÃO PAULO - O novo aeroporto de Vitória (ES), inaugurado na última quinta-feira (29), tem capacidade para quase triplicar o número de passageiro­s recebidos pela capital capixaba. No ano passado, circularam pelo antigo aeroporto 3,1 milhões de pessoas. O recéminaug­urado prédio pode receber 8,7 milhões por ano.

De acordo com Afrânio Souza Mar, superinten­dente do complexo, a capacidade deve ser atingida em até 15 anos.

Anunciado em 2002, o novo aeroporto levou 16 anos para ficar pronto. A obra, que custou R$ 559 milhões, foi paralisada em 2005, após o Tribunal de Contas da União ter apontado irregulari­dades, e só foi retomada dez anos depois.

A operação de voos comerciais já acontece no novo aeroporto. A estrutura antiga passa a ser utilizada para voos de carga e táxi aéreo.

A nova pista, que é integrada à antiga, ainda não recebe pousos —os aparelhos de auxílio à navegação devem chegar em até 60 dias. Por isso, os voos ainda descem na pista antiga, mas já podem decolar a partir da nova. SAINTE-CHAPELLE, FRANÇA As paredes da capela gótica, uma das mais famosas de Paris, são decoradas por vitrais feitos no século 13 MUSEU ERAWAN, TAILÂNDIA O teto da atração, em Bangcoc, é ornamentad­o por uma vidraça que traz um mapa rodeado por figuras mitológica­s

CATEDRAL DE BRASÍLIA, BRASIL

A cobertura da igreja, projetada por Oscar Niemeyer, é preenchida por 16 painéis da artista Mariane Peretti PALÁCIO DA MÚSICA CATALÃ, ESPANHA Uma semiesfera formada por vitrais, que representa o Sol, ocupa o centro do teto da sala de concertos de Barcelona

MESQUITA NASIR OL-MOLK, IRÃ

Os vitrais na fachada do templo de Shiraz, finalizado em 1887, colorem o seu interior durante o dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil