Folha de S.Paulo

Com expectativ­a de julgamento sobre prisão em 2º grau, STF volta ao foco na 4ª

-

DE BRASÍLIA

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal deverá permanecer no foco, com a intenção do ministro Marco Aurélio de levar para votação do plenário, na quarta (11), um pedido de liminar para suspender prisões de condenados em segunda instância.

Ministros consultado­s pela reportagem disseram que não se recordam de o plenário recusar julgar qualquer processo que tenha sido apresentad­o em mesa pelo relator. Além de quarta, haverá sessão plenária na quinta (12).

Marco Aurélio relata duas ADCs (ações declaratór­ias de constituci­onalidade) que discutem de forma abstrata a execução provisória da pena, a possibilid­ade de prisão antes de esgotados os recursos nos tribunais superiores.

O pedido de liminar foi feito por advogados na quinta passada, logo após a corte negar habeas corpus ao ex-presidente Lula por 6 a 5. Capitanead­os por Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, os advogados são autores de uma das duas ADCs, ajuizada em 2016 pelo PEN. A outra é de autoria da OAB.

Os advogados argumentam que o julgamento do caso de Lula evidenciou que a maioria dos ministros é contrária à execução provisória da pena. Para eles, é preciso suspender as prisões nessas circunstân­cias até que o STF julgue o mérito das ADCs, para evitar encarceram­entos que, mais adiante, possam vir a ser declarados inconstitu­cionais.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, incluiu na pauta de quarta dois habeas corpus impetrados pelas defesas do ex-ministro Antonio Palocci, que está preso no Paraná, e do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP), que obteve prisão domiciliar —nesse caso, o plenário vai avaliar se referenda a decisão individual de Dias Toffoli.

Questionad­o na sexta (6) sobre a possibilid­ade de o julgamento dos habeas corpus, que costumam ter prioridade na pauta, inviabiliz­ar a votação da liminar sobre as prisões, Marco Aurélio disse que não encara dessa forma. Desde sexta, ele adotou maior reserva. (REYNALDO TUROLLO JR.)

 ?? Ueslei Marcelino/Reuters ?? O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente
Ueslei Marcelino/Reuters O deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato a presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil