Folha de S.Paulo

LONGO TEMPO

-

O processo do ex-presidente Lula sobre o tríplex deve chegar em junho ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), corte que poderá confirmar ou rever a condenação dele a 12 anos e 9 meses de prisão.

A previsão de magistrado­s do STJ é que o caso pode estar encerrado até o fim do ano. Se confirmada a condenação, Lula teria que passar longo tempo na prisão já que de nada adiantaria a reversão, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), da regra que prevê prisão depois de segunda instância –o STJ é o terceiro degrau da Justiça.

A reversão da regra da segunda instância pelo STF, de qualquer forma, passou a ser considerad­a dúvida depois que a ministra Rosa Weber sinalizou que, embora concorde com ela, pode não votar a favor para evitar mudança em jurisprudê­ncia formada há pouco tempo pelo tribunal.

Integrante­s do Ministério Público do Panamá vieram ao Brasil para falar com delatores da Lava Jato. O ex-diretor da Petrobras Pedro Barusco, o ex-executivo da Odebrecht Rogério Santos de Araújo e o empresário Mario Góes estavam entre os intimados.

Os procurador­es panamenhos queriam saber sobre a ligação deles com a Mossack Fonseca, envolvida no escândalo Panama Papers.

A Justiça do Paraná decidiu que o ex-vice-presidente da Camargo Corrêa Eduardo Leite cumpra prisão domiciliar por mais um ano. Ele, que foi preso em 2014, foi acusado de ter fraudado a jornada de prestação de serviços à comunidade. A defesa do executivo vai recorrer da decisão.

Leite deveria ficar em casa entre 21h e 7h e prestar serviços comunitári­os por cinco horas semanais. Mas o rastreador da tornozelei­ra eletrônica mostrou que em um ano ele só esteve cinco vezes no local destinado para o trabalho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil