Folha de S.Paulo

MÚSICA Bethânia e Zeca mostram harmonia em show de samba

Estreia do encontro de forças antagônica­s dos dois cantores traz boas surpresas e encerramen­to apoteótico

- MARCO AURÉLIO CANÔNICO

A certa altura da estreia de “De Santo Amaro a Xerém”, na noite de sábado (7), no Recife, Zeca Pagodinho fez o público saber da importânci­a da apresentaç­ão para ele.

“Maria Bethânia me ensinou a ser um outro Zeca. Me fez ensaiar, cantar coisas que nunca cantei”, disse o cantor, pouco antes de dividir os vocais com ela em “Chão de Estrelas”, de Silvio Caldas.

É verdade: ao tramar turnê conjunta com a baiana, célebre pelo rigor cênico e potência vocal, o carioca se aventurou em águas distantes da informalid­ade suburbana.

Mas o mesmo pode ser dito sobre Bethânia: ao dividir a cena com o indomável e imprevisív­el Pagodinho, improvisad­or nato, ela se arriscou num terreno incerto.

O encontro costurado pelo samba resultou belo e harmônico. Desde a abertura, com canção inédita de Caetano Veloso (“Amaro Xerém”), mostrou boas surpresas.

Por exemplo, Zeca se apropriar de “Você Não Entende Nada”, com sua gaiatice e sua divisão peculiar, e Bethânia emendar com “Cotidiano”.

Quando não estão juntos, tomam rumos opostos: cada um abre sua parte solo com um clássico (ele, “A Voz do Morro”; ela, “Falsa Baiana”). Zeca logo se ancora na segurança de hits como “Verdade”, “Vai Vadiar” e “Samba pras Moças” e faz o público cantar.

Bethânia prefere um repertório menos curtido (“Marginália II”, “Pano Legal”/”Café Soçaite”), ainda que não isento de sucessos (“Reconvexo”, “Negue”, “Ronda”).

Eles voltam a dividir a cena na singela sequência final, em que a tristeza é senhora.

“E Daí?”, “Desde que o Samba É Samba” e “Naquela Mesa” dão um tom solene antes do encerramen­to apoteótico com “Deixa a Vida me Levar” e “O que É, o que É”.

Se ainda precisa ser lapidado, “De Santo Amaro a Xerém” deixou claro, em sua estreia, que a união dessas forças antagônica­s deu samba. ONDE E QUANDO sáb. (14), na Concha Acústica, em Salvador; sáb. (21), no Km de Vantagem Hall, no Rio; sáb. (5/5), no Km de Vantagem Hall, em Belo Horizonte; sex. (18/5) e sáb. (19/5), no Citibank Hall, em São Paulo, e qua. (30/5), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília QUANTO de R$ 48 a R$ 700; veja em zecapagodi­nho.com.br AVALIAÇÃO muito bom

 ??  ??
 ?? Luiz Fabiano/Divulgação ?? Maria Bethânia e Zeca Pagodinho se apresentam no Recife
Luiz Fabiano/Divulgação Maria Bethânia e Zeca Pagodinho se apresentam no Recife

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil