Folha de S.Paulo

Diretordo Viva Rio mira o governo do estado

-

Na educação, área de seu interesse, Lúcia diz que pode até dar algum pitaco, mas não terá influência durante o governo do marido. “Sinto uma enorme boa vontade de tudo em torno da Secretaria da Educação”, afirma ela, diplomátic­a, instada a comentar o ensino na rede estadual.

“Não quero ser leviana para falar de um assunto que me toca tanto. O número de crianças atendidas, na minha época [de aluna da rede], era menor, o que facilitava. Hoje a gente tem o desgaste dos profission­ais, das famílias.”

DO RIO

O diretor-executivo da ONG Viva Rio, o antropólog­o Rubem César Fernandes, se filiou na sexta (6) ao PPS mirando candidatur­a ao governo do Rio. Há negociação para a formação de uma aliança com PSB e Rede.

Ele é fundador do Viva Rio, entidade criada há 25 anos como uma forma de mobilizaçã­o da sociedade civil contra a crescente violência urbana da ocasião — situação semelhante à vivida pelo estado atualmente. A ONG teve forte atuação também no Haiti durante a ação do Exército brasileiro no país caribenho.

Próximo do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, Rubem César foi defensor da intervençã­o federal no estado do Rio. Ao longo do ano passado, buscou inclusive convencer o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a nomear um general para a Secretaria de Segurança.

Ele afirmou que “abriu uma porta” para a se candidatar ao governo.

“É uma mudança enorme de perfil. Sempre fui da sociedade civil e é a primeira vez que me filio. É uma conversa preliminar”, disse.

O antropólog­o conversou também com o PSB sobre uma possível filiação, mas a sigla ainda tem posicionam­ento indefinido.

(ITALO NOGUEIRA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil