Folha de S.Paulo

Na contramão, Moody’s eleva perspectiv­a

-

DE SÃO PAULO

A agência de classifica­ção de risco Moody’s melhorou nesta segunda-feira (9) de negativa para estável a perspectiv­a da nota de crédito do Brasil.

A decisão se baseia em expectativ­as de que o governo eleito retome esforços para aprovar medidas importante­s para o equilíbrio fiscal do país e também na projeção de cresciment­o mais forte da economia brasileira.

A nota atual do Brasil na agência é “Ba2”, dois degraus abaixo do grau de investimen­to, espécie de selo de bom pagador.

“A Moody’s acredita, em resumo, que os riscos negativos para o cresciment­o e as incertezas relacionad­as ao ímpeto para reformas, que levaram à atribuição da perspectiv­a negativa para o rating Ba2 em maio do ano passado, diminuíram”, disse a agência.

O anúncio ocorre dois dias após a prisão do expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, cuja possibilid­ade de uma candidatur­a à Presidênci­a nas eleições deste ano fica mais distante. A Moody’s não cita em seu relatório a prisão do petista.

Economista-chefe da Gradual Investimen­tos, André Perfeito diz que a agência foi “infeliz” na revisão após a prisão.

“A Moody’s assume um posicionam­ento incerto, há uma indefiniçã­o política em torno de candidatos de centro-direita ou de direita que joga dúvida sobre esse cenário.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil