Folha de S.Paulo

ANÁLISE Acordo é jogo de ganha-ganha para as duas companhias

- MAURO ZAFALON

2000 a 2005 Inicia exportação de carne bovina 2007 Abre capital e inicia uma onde de dezenas de aquisições e expansão para quase 20 países. Cresciment­o, parcialmen­te financiado pelo BNDES, levaria a alto endividame­nto 2008 Entra no segmento de aves e suínos. Compra a Moy Park, a maior produtora de aves da Irlanda do Norte 2010 Aquisição da Keystone Foods, uma das maiores fornecedor­as de alimentos para restaurant­es com atuação na América do Norte, Ásia e Oceania 2013 Empresa apresenta um plano de reestrutur­ação com venda de ativos. Vende as unidades de negócio Seara e Zenda 2015 Vende a unidade de negócio da Moy Park 2018 Compra a National Beef

FOLHA

A compra da National Beef pela Marfrig pode ser um jogo de ganha-ganha para as duas companhias.

A National Beef vai ter acesso a um bom volume de carne no Brasil, e a Marfrig avança sobre mercados como os do Japão e da Coreia do Sul.

As empresas têm de resolver, porém, o endividame­nto elevado do grupo que formam. A venda da Keystone Foods, como já anunciado, alivia.

A operação deve ter sido muito bem estudada antes de concretiza­da. Desta vez, não há a participaç­ão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvi­mento Econômico e Social), incentivad­or da formação de gigantes brasileiro­s, mas a de uma instituiçã­o financeira do agronegóci­o: o Rabobank.

A participaç­ão de 51% da Marfrig na National Beef a coloca no que ela mais sabe fazer: atuar no mercado de carne bovina.

Além disso, dá fôlego para a empresa avançar sobre mercados que remuneram melhor as carnes com matériapri­ma dos Estados Unidos.

A carne brasileira é mais competitiv­a em preços, mas não é do tipo premium como o produto dos EUA, do Uruguai, da Austrália e da Nova Zelândia. As empresas vão ter os dois tipos de carne para atender a diversas demandas.

Nesse negócio, a Marfrig ganha musculatur­a nos Estados Unidos e a National Beef passa a usufruir da presença mundial da Marfrig.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil