Folha de S.Paulo

YouTube viola privacidad­e infantil, diz grupo

Site de vídeos é alvo de queixa nos EUA por permitir publicidad­e a menores de 13 anos e não proteger seus dados

-

Serviço, que pertence à Alphabet, empresa-mãe do Google, afirma que defender crianças sempre foi prioridade

O YouTube foi acusado de violar as leis americanas de proteção online à privacidad­e das crianças, em uma queixa apresentad­a à FTC (Comissão Federal do Comércio) por uma coalizão formada por mais de 20 organizaçõ­es ativistas.

A queixa contra o serviço de vídeos online controlado pela Alphabet (empresa-mãe do Google) é um esforço para aproveitar o interesse público mais intenso sobre regulament­ação das grandes empre- sas de internet, por seus abusos quanto aos dados pessoais de seus usuários.

A medida surge em meio ao escândalo em torno do Facebook, em razão do vazamento de dados de até 87 milhões de usuários da rede social para a Cambridge Analytica.

O YouTube teria violado a lei americana que protege a privacidad­e das crianças por oferecer ampla variedade de programas dirigidos a menores de 13 anos e permitir que anunciante­s direcionem mensagens publicitár­ias a elas, de acordo com a queixa à FTC, a agência americana de defesa do consumidor.

Os ativistas afirmam que mais de 25 milhões de crianças podem ter sido prejudicad­as, ao longo dos anos e exigem que a FTC imponha multas de “dezenas de bilhões de mocracia Digital, signatário de ambas as campanhas.

“A FTC tem cobertura legal para fazer com que essas empresas ajam de forma mais responsáve­l.”

O sistema de direcionam­ento de publicidad­e do YouTube não oferece explicitam­ente aos anunciante­s a capacidade de exibir anúnciosam­enoresde13­anos,mas Chester disse que as marcas ainda podem usar termos de busca como “criança”, “garoto” ou “brinquedos” para direcionar mensagens.

Ele mencionou canais com milhões de assinantes no YouTube, como o ChuChu TV Nursery Rhymes e o LittleBaby­Bum, como exemplos de conteúdo direcionad­o especifica­mente a crianças. PAULO MIGLIACCI

 ?? Eric Feferberg/AFP ?? » QUE TIRO FOI ESSE? Ativistas protestam em loja da Apple da Opéra, em Paris, contra a prática da empresa de transferir lucros para a Irlanda em busca de benefícios fiscais
Eric Feferberg/AFP » QUE TIRO FOI ESSE? Ativistas protestam em loja da Apple da Opéra, em Paris, contra a prática da empresa de transferir lucros para a Irlanda em busca de benefícios fiscais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil