Folha de S.Paulo

Atleta do 1º time indígena do futebol brasileiro

- PAULO ARITANA SOMPRE (1986-2018) ANTONIO MAMMI ESTHER LEITE SANTAMARIA - Nesta terça (10/4) às 19h30, igreja Nossa Sra. do Carmo da Aclimação, r. Braz Cubas, 163, Aclimação. MARIA ALAÍDE BONFIM - Nesta terça (10/4) às 19h, igreja de Nossa Senhora da Pieda

Populista convicto, o atacante Viola se notabilizo­u por comemorar seus gols imitando o mascote do time que lhe pagava ou ridiculari­zando aquele do adversário. Quando jogou no Guarani, o bugre de Campinas (SP), simulava atirar com arco e flecha depois de vencer o goleiro rival.

A comemoraçã­o caracterís­tica de Aru era igual, com a diferença que não se lastreava na média com a torcida. Kyikatejê-gavião e morador de uma aldeia em Bom Jesus do Tocantins (450 km de Belém), ele era a referência do Gavião Kyikatejê, primeiro time indígena a disputar a elite de um torneio estadual no Brasil.

Pintava o rosto, os braços e as pernas de vermelho e preto para jogar —a primeira cor simbolizav­a força e vontade e a segunda, guerra.

Goleador, marcou dez vezes em 2014, ano de estreia do clube na primeira divisão paraense. Alimentava o sonho de jogar um campeonato nacional e chegou a ser sondado por times da Série D, como o Imperatriz (MA).

Mesmo tendo peregrinad­o pelo Norte do país, ficou marcado mesmo pela trajetória no Gavião, equipe que começou jogando as ligas municipais de Marabá (PA) antes de se profission­alizar.

Fiel às raízes, o clube demorou quatro anos para escalar não indígenas e instituiu a corrida com toras de madeira como exercício nos treinament­os.

Numa entrevista, Aru afirmou que quando criança se perguntava o porquê de ter nascido índio. Descobriu adulto: “Para jogar futebol”.

Morreu no último dia 30, aos 31 anos, após um acidente automobilí­stico. Deixa mulher e dois filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br ra de Melo, 1.300, Piedade, em Jabo-

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-38 00e central 156 site :p refeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. 31, Morumbi.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site :f olha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil