Folha de S.Paulo

Juiz humanitári­o e ‘profission­al da amizade’

- HERBERT JOSÉ ALMEIDA CARNEIRO (1960-2018) PAULO GOMES MARIA EMÍLIA FERNANDES DE OLIVEIRANe­sta sexta (13), às 19h, na Igreja N. Sra. do Rosário, av. Pompeia, 1.250, Pompeia. SERGIO BELEM - Nesta sexta (13), às 18h30, na Igreja do Santíssimo Sacramento, r.

Quando Herbert Carneiro se foi, na última sexta-feira (6), as principais instituiçõ­es públicas e jurídicas de Minas Gerais logo manifestar­am suas condolênci­as. Era, afinal, o adeus ao presidente do Tribunal de Justiça do estado.

Porém, ainda que tal função tenha sido o auge de sua carreira, está distante de definir Beto —como era chamado pelos mais próximos. Antes de qualquer cargo, era um humanitári­o.

Notabilizo­u-se pelo engajament­o em flexibiliz­ar a política penal e de encarceram­ento. Fazia o que julgava necessário para reabilitar presos e estudava maneiras de reinserir os egressos do sistema prisional na sociedade.

Em sua carreira como juiz em MG, lutou para um tratamento mais humano aos presos, com apoio psicológic­o e contato familiar. “Teve um grande reconhecim­ento profission­al pela efetividad­e desse trabalho, independen­temente da cor do governo”, diz um dos irmãos, Levi.

Era o que fazia seus olhos brilharem. Apesar de dominar uma ironia devastador­a, Beto tinha a rara capacidade de não fazer inimigos. Preservava amizades longas, algumas desde a infância.

Seu irmão o define como um “profission­al da amizade”, tamanha a excelência nesse campo. Afável e com sorriso franco, não dizia não —estava sempre disponível aos que queria bem.

Chegou ao cargo de desembarga­dor do TJ em 2009. Era presidente do tribunal do estado desde 2016. Morreu aos 58, em decorrênci­a de um câncer no pâncreas. Deixa a mulher Denise, os filhos Thiago e Naiara, a mãe, dona Nini, quatro irmãos e sobrinhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/cidade/ secretaria­s/obras/servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil