Folha de S.Paulo

Sob acusação de racismo, Bolsonaro é denunciado por Dodge

Procurador­a diz que presidenci­ável usou expressões discrimina­tórias contra quilombola­s, indígenas, e LGBTs

-

Conduta foi apontada como ‘ilícita, inaceitáve­l e reprovável’; filho de deputado foi acusado de ameaçar jornalista

A procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, denunciou nesta sexta (13) o deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) ao Supremo Tribunal Federal sob acusação de crime de racismo contraquil­ombolas,indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs.

Também deputado, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenci­ável, foi acusado pela PGR de ameaçar uma jornalista. A pena prevista — de um a seis meses de detenção— pode ser convertida em medidas alternativ­as.

A pena para o crime atribuído a Jair Bolsonaro é de um a três anos de reclusão. A Procurador­ia pede ainda pagamen- to mínimo de R$ 400 mil por danos morais coletivos. Para que eles se tornem réus, o STF precisa acolher a denúncia.

Uma condenação transitada em julgado por racismo tornaria Bolsonaro inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mas não deve haver tempo hábil para tal julgamento­noSTFatéou­tubro.

Segundo Dodge, durante palestra no Clube Hebraica do Rio, em abril do ano passado, em pouco mais de uma hora de discurso, “Jair Bolsonaro usou expressões de cunho discrimina­tório, incitando o ódio e atingindo diretament­e vários grupos sociais”.

Para Dodge, a conduta é “ilícita, inaceitáve­l e severament­e reprovável”. A Procurador­ia cita a frase em que Bolsonaro disse: “Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”.

Segundo Dodge, o ataque a variados grupos sociais continuou mirando os quilombola­s. A denúncia mencionou a seguinte frase do deputado: “Eu fui em um quilombola em Eldorado Paulista. Olha, o afrodescen­dente mais leve lá pesava sete arrobas”. O deputado afirmou também que essas comunidade­s “não fazem nada”, “nem para procriador eles servem mais”.

Referiu-se a eles como se fossem animais, ao utilizar a palavra ‘arroba’”, diz Dodge.

Bolsonaro já é réu no STF, acusado de incitação ao crime de estupro. A acusação foi motivada por declaração do deputado no plenário da Câmara, em 2014, de que só não estupraria a colega Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra de Direitos Humanos, porque ela “não merecia”.

No caso de Eduardo, a PGR diz que ele enviou mensagens a uma jornalista dizendo que iria acabar com a vida dela.

Bolsonaro e seu filho não atenderam a reportagem até a conclusão desta edição.

 ?? Keiny Andrade/Divulgação ?? » ADEUS O empresário Flávio Rocha, pré-candidato à Presidênci­a pelo PRB, se despediu do posto de CEO da Riachuelo, de sua família, em evento com 1.500 funcionári­os, em SP
Keiny Andrade/Divulgação » ADEUS O empresário Flávio Rocha, pré-candidato à Presidênci­a pelo PRB, se despediu do posto de CEO da Riachuelo, de sua família, em evento com 1.500 funcionári­os, em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil