Folha de S.Paulo

Batida em van escolar mata criança e fere 11

Caminhão atingiu veículo com alunos em Carapicuíb­a (Grande SP); segundo testemunha­s, ele estava sem freios

- MARINA ESTARQUE DHIEGO MAIA

Perícia técnica irá apontar eventuais causas do acidente; motoristas tiveram carteiras apreendida­s

Uma batida entre um caminhão e uma van escolar matou uma criança e deixou ao menos outras 11 pessoas feridas no final da manhã desta sexta-feira (13), em Carapicuíb­a (Grande São Paulo).

Doze vítimas foram atendidas pelos bombeiros, sendo nove crianças e três adultos. A maior parte dos atingidos ficou presa às ferragens.

Segundo a Polícia Militar, 17 pessoas estavam na van —15 crianças, um motorista e um ajudante. O veículo levava todas para a escola Dagmar Ribas Trindade, no Jardim Maria Cristina, na cidade vizinha de Barueri.

Em nota, a direção da Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), ligada à prefeitura, disse que “se solidariza com os nossos alunos, pais, familiares e amigos pelo triste acontecime­nto”.

Um menino de 13 anos teve politrauma­tismo e foi levado de helicópter­o ao Hospital das Clínicas. No final da tarde, a unidade informou que ele continuava internado em estado grave.

Às 21h desta sexta, a Secretaria Estadual da Saúde informou que, dos sete pacientes levados ao hospital geral de Carapicuíb­a, dois tiveram alta, quatro permanecia­m estáveis (sendo três na UTI) e uma criança havia morrido.

Ainda segundo a pasta, dos três levados ao Hospital Regional de Osasco, dois adultos estavam estáveis e uma criança, em estado grave.

Os bombeiros chegaram a informar que cinco crianças tiveram traumatism­o ou alguma contusão no crânio, além de outras fraturas. Ao todo, 16 equipes participar­am da operação de socorro.

Ana Clara, 13, filha da técnica de radiologia, Edna Leal, 41, teve uma fratura na tíbia e na fíbula, passou por operação e estava na UTI. “Ela está bem agora, está estável”, disse a mãe. Ao chegar ao local, Edna diz que “pensou no pior”. “Vi muito sangue, e a minha filha estava na prancha, mas, graças a Deus, com ela foi um mal menor.”

Ela reclama das condições de segurança da região do acidente. “Aquele percurso tem muito declive e não tem sinalizaçã­o, é muito perigoso”.

Testemunha­s relataram que o caminhão desceu uma via íngreme com problemas no freio e, em seguida, chocou-se com a van escolar, que rodou no próprio eixo.

O caminhão atingiu ainda o muro de uma casa e destruiu um poste. De acordo a

 ?? Fotos Adriano Vizoni/Folhapress ?? Van de transporte escolar que foi atingida por um caminhão nesta sexta (13) em Carapicuíb­a, na Grande SP, matando uma criança e ferindo 11 pessoas
Fotos Adriano Vizoni/Folhapress Van de transporte escolar que foi atingida por um caminhão nesta sexta (13) em Carapicuíb­a, na Grande SP, matando uma criança e ferindo 11 pessoas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil