Folha de S.Paulo

A doença genética relacionad­a ao excesso alimentar

-

A GOTA já foi considerad­a doença de reis e seus vassalos que usufruíam da boa comida e bons vinhos nos tempos em que a população passava fome.

Hoje é frequente que o surgimento da doença ocorra após os 40 anos na população em geral.

A doença provoca dor e edema (inchaço) nas articulaçõ­es pela formação de cristais devido ao excesso de ácido úrico no sangue.

Na revista especializ­ada Jama, Bridget M. Kuehn aborda a necessidad­e de limitar o ônus do cresciment­o da gota na população. A doença está relacionad­a à genética e ao estilo de vida inadequado.

Além da medicação contra a condição, a especialis­ta sugere uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais e pouca carne vermelha, evitando frutos do mar, carne processada, refrigeran­tes e bebidas alcoólicas. Obesidade e menopausa precoce aumentam o risco de gota.

Ao citar pesquisa do médico N. Lawrence Edwards, presidente da Sociedade de Educação sobre Gota e Ácido Úrico, a médica lembra que muitos pacientes não sabem que a doença é uma forma de artrite. Sabem apenas que a gota está associada à obesidade e a um excesso de indulgênci­a para alimentos e bebidas alcoólicas.

Kuehn conclui que os pacientes precisam aceitar que a gota é uma doença do metabolism­o, geneticame­nte determinad­a, que precisa ser tratada seriamente. Os doentes rejeitam os remédios (exceto quando sentem dor) porque acreditam que a dieta por si só é capaz de controlar a doença.

O uso de aparelho ortodôntic­o é um tratamento somente estético? Já usei aparelho uma vez e meu dentista diz que tenho que colocar de novo.

Mordida errada —como quando uma pessoa morde para dentro, em relação à arcada inferior—, dentes muito grandes e até chupar o dedo estão entre causas da necessidad­e do uso de um aparelho. O ortodontis­ta Claudio Miyake compara as arcadas dentárias a engrenagen­s, que podem ficar desajustad­as caso algum dente esteja fora de lugar. Desse modo, diz o especialis­ta, o aparelho não é destinado somente para uma questão estética, mas principalm­ente para um problema funcional. “Quando há um problema na engrenagem dentária, automatica­mente há um problema de articulaçã­o temporoman­dibular. Muitas pessoas, principalm­ente adultos, têm problemas crônicos de dor de cabeça e nem imaginam que é porque um dente está mal posicionad­o”, diz Miyake. Em certos casos, pode ser necessário um retratamen­to (dependendo da condição da raiz do dente e do osso) na vida adulta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil