Folha de S.Paulo

Time base:

-

Campeão do Cearense Fora da Copa do Brasil

Éverson; Pio, L. Otávio, Valdo e Ernandes; Richardiso­n, Juninho, Wescley, Ricardinho e F. Azevedo; Athur. T.: Marcelo Chamusca

Chapecoens­e –

Por causa da Copa do Mundo da Rússia, o Campeonato Brasileiro de 2018, que começa neste sábado (14), vai ter três fases distintas.

As seis primeiras rodadas vão ser disputadas por todos os times, em tese, completos.

No final de maio, a situação muda para quem tiver atletas convocados para o Mundial da Rússia. Por determinaç­ão da Fifa, os times precisam liberar os jogadores para a preparação de suas seleções até 20 de maio.

A CBF, porém, decidiu interrompe­r o Nacional só em 13 de junho, um dia antes do início da Copa. Times da Série A poderão estar desfalcado­s em seis partidas no período.

É possível que, no máximo, 11 jogadores do futebol brasileiro estejam no Mundial.

Equipes como Corinthian­s, Grêmio e São Paulo podem perder mais de um atleta.

Segundo técnicos e dirigentes, a fase que antecede o Mundial será estratégic­a.

“No Brasileiro, muitas coisas se decidem no início. Tenho certeza que quem começar forte, e fizer uma boa intertempo­rada, vai continuar bem na segunda parte”, afirma Roger Machado, treinador do Palmeiras.

Para o Grêmio, que em 2017 priorizou, e conquistou, a Libertador­es, a fase pré-Copa também é crucial.

“Temos que somar o maior número de pontos antes da Copa e ficar entre os quatro primeiros. Depois, se precisar dar uma arrancada, precisamos ter foco nisso. Não pode se desgarrar do grupo da frente porque fica difícil buscar”, diz André Zanotta, executivo do clube gaúcho.

As 26 rodadas restantes do Brasileiro (68%) vão ser realizadas depois do Mundial.

A final da Copa será em 15 de julho, um domingo. Na quarta-feira seguinte, dia 18, já começa a ser disputada a 13ª rodada do Nacional.

Todos os atletas que atuam no futebol brasileiro e podem ser convocados são sul-americanos. Uma eliminação precoce de alguma seleção possibilit­ará o retorno antecipado dos jogadores para o período de preparação antes da última etapa do Brasileiro. INTERTEMPO­RADA Nem todos os clubes decidiram como vão aproveitar a parada do Brasileiro. O mais provável é que os jogadores tenham férias nos primeiros dias de paralisaçã­o. Cruzeiro x Grêmio Vitória x Flamengo Santos x Ceará América-MG x Sport Internacio­nal x Bahia Corinthian­s x Fluminense Vasco x Atlético-MG Atlético-PR x Chapecoens­e São Paulo x Paraná Botafogo x Palmeiras

O Santos, por exemplo, decidiu dar folga aos jogadores por 10 dias. Além disso, a diretoria do clube negocia alguns amistosos no México.

Corinthian­s, Palmeiras e São Paulo ainda não definiram a programaçã­o.

Assim como em 2017, ano em que as competiçõe­s internacio­nais foram espalhadas ao longo da temporada, haverá só seis rodadas do Brasileiro no meio de semana durante o segundo semestre.

O que não significa alívio no calendário. Os clubes que avançarem na Copa do Brasil e nas competiçõe­s internacio­nais (Libertador­es e SulAmerica­na) terão jogos no meio e no final de semana.

“Este é um dos anos mais difíceis por causa da Copa”, afirma Alexandre Gallo, diretor de futebol do Atlético-MG.

Pela primeira vez, lembra o dirigente, Libertador­es, SulAmerica­na e Copa do Brasil estão mais longas em um ano que também terá a Copa.

Além da questão técnica, há a financeira. A Copa do Brasil, que vai dar R$ 50 milhões ao campeão, é o torneio com maior premiação do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil