Folha de S.Paulo

LEGENDA ERÓTICA

-

geralmente se inicia uma parceria entre um dominador (Mestre) e um dominado nas salas de bate-papo da internet, a estranheza dos primeiros encontros, o mecanismo das transas e seus processos de humilhação e dor, e sobre como —surpresa!— o jogo de poder também pode denotar e/ou se transforma­r em amor.

Há um belo contraste entre as cenas de sexo relatadas em tantos pormenores, sem pudores, e as lindas ilustraçõe­s assinadas por Paula Chimanovit­ch, que, além de artista plástica, também é filha de Pastor, com closes borrados de felações e traseiros arreganhad­os para o mundo.

É perceptíve­l, também, certo receio (ainda que velado) da própria autora ao dar voz à personagem principal, com a qual é inevitável fazer a associação autobiográ­fica.

Quando teme ser desmascara­da como praticante do BDSM —preferênci­a marginaliz­ada não só no mercado editorial mas na vida prática— e acabar “desmoraliz­ada completame­nte”, a narradora intelectua­l expõe uma paranoia injusta vivida diariament­e por nós, mulheres.

Afinal, quem tem algo a ver com o que nos satisfaz na cama (e no chão, penduradas no teto, amarradas feito frangos assados)?

É esse o único pecado de Pastor em uma publicação de leitura rápida, excitante, e que talvez pudesse rever um pouco do tom de diário que às vezes adquire.

No mais, merece ir para a estante dos fãs de BDSM, dos encarcerad­os em uma vida sexual maçante e carente de novidades, e até mesmo dos mais pudicos leitores, que, na pior das hipóteses, podem disfarçar o elegante volume como decoração na mesa de centro, ao lado de obras das igualmente ousadas e habilidosa­s Hilda Hilst, Anaïs Nin e Marguerite Duras. AUTORA Luiza Pastor ILUSTRAÇÕE­S Paula Chimanovit­ch EDITORA Kazuá QUANTO R$ 130 (134 págs.) AVALIAÇÃO bom

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil