Folha de S.Paulo

“Democracia é melhor arma anticorrup­ção”

-

do governo, o Panamá por rastrear contas de membros do regime venezuelan­o, e o Brasil e a Argentina por suspender o país do Mercosul.

“A Venezuela já foi um dos países mais ricos do nosso hemisfério e hoje é um dos mais pobres. Não deixaremos que as pessoas sofram aos pés de um déspota como Maduro”.

Pence emendou críticas a Cuba, que chamou de um “regime comunista cansado mas que continua a empobrecer seu povo.” “Não vamos permitir que Cuba continue ajudando, com sua ditadura corrupta, a continuaçã­o da tragédia venezuelan­a”.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez, defendeu seu país e a Venezuela. Disse que Pence foi covarde ao “atacar o companheir­o Maduro quando ele não está aqui.”

E acrescento­u que os EUA não tem autoridade moral para dar aulas de ética política quando “financiara­m e apoiaram governos despóticos na região, como as ditaduras dos anos 1970”. (SYLVIA COLOMBO E

DAS ENVIADAS A LIMA

O presidente Michel Temer, investigad­o pela Justiça por acusações de corrupção, afirmou que a experiênci­a brasileira demonstra que a democracia é a melhor arma para combater a corrupção.

“O combate à corrupção é imperativo da democracia. Democracia é a melhor arma que temos para fazer frente a esse mal”, discursou na Cúpula das Américas neste sábado (14).

“Não se pode tolerar a corrupção, ela corrói tecidos sociais, compromete a gestão pública e privada, tira recursos valiosos da educação, da saúde, da segurança.”

O presidente afirmou que o “compromiss­o inequívoco” do governo brasileiro com a democracia tem impulsiona­do ao combate à corrupção no plano externo, em cooperação com outros países. (SC E PCM)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil