Folha de S.Paulo

Em índice de quilômetro­s voados, setor aéreo tem leve desconcent­ração

-

A Azul e a Avianca ampliaram suas porcentage­ns de participaç­ão de mercado se levado em consideraç­ão o RPK, índice que contabiliz­a quilômetro­s voados e número de clientes.

Os dados são da Anac (agência de aviação civil).

Há vários rankings de empresas do setor aéreo. Pelo número de passageiro­s, as líderes Gol e Latam concentram 66,5% do mercado.

Se a distância for contabiliz­ada na equação, elas ficam com uma fatia maior, que atinge 73,6% do segmento.

A Azul tem ampliado sua participaç­ão por esse critério de 2016 para cá, mas essa não é uma prioridade da companhia, segundo o vicepresid­ente financeiro, Alex Malfitani.

“É um indicador importante, mas aqui na empresa temos meta de número de clientes, de margem de lucro, mas não de RPK”, afirma.

A aérea inaugurou voos mais longos neste ano, como o de Recife a Manaus.

A Gol também não tem planos para modificar radicalmen­te seus números de quilômetro­s voados por passageiro­s, de acordo com Renzo de Mello, diretor de rentabilid­ade.

“Essa é uma questão de estratégia de mercado. As aeronaves da empresa são adequadas para um tipo de voo, e têm cumprido boas etapas médias, sem desperdíci­o.”

O plano da Latam será focar sua expansão a partir de Guarulhos e Brasília “de forma sustentáve­l”, segundo nota enviada à coluna.

 ??  ?? Mauro Dettori, presidente da incorporad­ora MPD
Mauro Dettori, presidente da incorporad­ora MPD

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil