Folha de S.Paulo

A senhora que pulava corda em Monte Alto

- JOANA SANCHES ABRIL (1925-2018) PAULO GOMES DAWID CUKIER - Aos 87, viúvo. Deixa os filhos Rubens, Dora, Celso e Cláudio e netos e bisnetos. Domingo (15) às 11h. Cemitério Israelita de São Paulo, Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5.530, Butantã. RUY PO

Naquele início dos anos 1950, os caminhonei­ros que chegavam no meio da noite à fábrica de Monte Alto (a 350 km de São Paulo) para entregar tomates não tinham onde comer. O casal Augusto e Joana viu então a oportunida­de de abrir um bar e restaurant­e.

Matavam um frango caipira de sua granja, fritavam polenta e saciavam a fome de quem estava de passagem.

Aos 44, Joana perdeu o marido. Tinha quatro filhos ainda novos, o mais velho com 20, e o restaurant­e da família para tocar. No funeral, uma de suas irmãs teve um infarte, e morreria na mesma semana.

A mulher então arrendou o estabeleci­mento para um amigo da família e fiou-se em Deus para superar o luto.

Demonstraç­ões de vigor não foram raras em sua vida. Quando mocinha, carregava lenha nas costas para o restaurant­e. Já com seus 70 e poucos anos, ainda brincava de pular corda com os netos —impression­ava aquela senhora de saia comprida, meia três quartos e sapatinhos, pulando e sorrindo como uma garotinha.

Apesar de não ter escolarida­de, Joana ensinou. “Educou a todos de um jeito que não ensinam nas escolas”, diz uma das netas.

Ajudou a tornar famosa a “canja do Abril”, servida no Carnaval da cidade para quem voltava da folia —e que ainda hoje é uma tradição.

Até março ainda podia ser vista no caixa do local, lúcida, perguntand­o aos clientes se a comida estava boa.

Morreu na quinta (12), aos 92, de embolia pulmonar após uma cirurgia. Deixa quatro filhos, 11 netos, duas bisnetas, uma irmã e o restaurant­e Abril, o primeiro de Monte Alto, ainda tocado pela família. coluna.obituario@grupofolha.com.br 7º DIA

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil