Folha de S.Paulo

No ISOJ (Simpósio Internacio­nal de Jornalismo Online) no fim de semana.

-

da Guerra no Iraque quase nove anos antes de seu fim.

Nas últimas semanas, o alvo maior foi o bilionário Jeff Bezos, dono da varejista online Amazon e do Washington Post, jornal que faz cobertura cerrada do governo.

“Eles [Amazon] pagam pouco ou nenhum imposto, usam nossos Correios como garoto de entrega e estão levando milhares de varejistas à falência”, afirmou. Para ele, o Washington Post é o “principal lobista” de Bezos.

“Ele pode estar em guerra conosco, mas não estamos em guerra com ele; só estamos fazendo nosso trabalho”, afirmou o editor-executivo do Post, Martin Baron, em palestra POLARIZAÇíO Analistas ouvidos pela Folha concordam que Trump tem direito a se expressar. “Há certa frustração no governo com o tipo de cobertura que parte da imprensa faz da gestão”, diz Boczkowski.

O problema, apontam, é a falta de compromiss­o com os fatos, como quando sua então assessora Kellyanne Conway cunhou a expressão “fatos alternativ­os” para dizer que a posse de Trump tivera público recorde (não teve).

“Isso gera enorme risco para a imprensa”, afirma Edison Lanza, relator da Comissão Interameri­cana de Direitos Humanos da Organizaçã­o dos Estados Americanos.

Em seu relatório sobre a liberdade de expressão nas Américas, ele aponta crescentes episódios de violência contra jornalista­s nos EUA, sobretudo de assédio e ameaças online a a autores de reportagen­s críticas a Trump.

“Um contexto de clara confrontaç­ão, no qual jornalista­s são constantem­ente insultados e estigmatiz­ados, impede um debate razoável e plural de questões públicas”, diz o texto, que pondera que a tensão entre imprensa e governo é natural, mas a polarizaçã­o fere a democracia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil