Folha de S.Paulo

Governo libera exportação de unidades da BRF para a Europa

-

Produção havia sido interrompi­da após nova fase da Carne Fraca

DA REUTERS

O governo brasileiro liberou a produção e a certificaç­ão sanitária de unidades de produção da BRF a retomar as exportaçõe­s de aves do Brasil para a União Europeia, de acordo com despacho do Ministério da Agricultur­a nesta quarta-feira (18).

O ministério interrompe­u temporaria­mente em meados de março a produção e a certificaç­ão sanitária de dez unidades da BRF que exportam do Brasil para a Europa, após a empresa ter sido alvo de nova fase da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Entre as unidades liberadas estão as fábricas em Concórdia, Chapecó e Nova Veneza, em Santa Catarina, Serafina Corrêa e Marau, no Rio Grande do Sul, Dourados (MS), Rio Verde (GO) e Francisco Beltrão (PR). A unidades de Nova Mutum (MT) e Capinzal (SC), que também tiveram as certificaç­ões suspensas em março, não aparecem na lista de unidades liberadas nesta quarta-feira.

Procurada, BRF não se pronunciou.

A suspensão pelo governo havia ocorrido em razão da Operação Trapaça, que identifico­u fraudes em laudos sobre contaminaç­ão por salmonela em unidades exportador­as da BRF.

Naterça-feira(17),o ministro da Agricultur­a, Blairo Maggi, afirmou em nota que o Brasil iria recorrerá à OMC (Organizaçã­o Mundial do Comércio) contra movimento da UE para o descredenc­ia- mento de frigorífic­os da BRF como exportador­es de carne de aves para países do bloco econômico.

O Brasil é o maior produtor mundial de frango, e a BRF, sua principal exportador­a. Os países da União Europeia são destino de cerca de 15% das vendas, de acordo com dados do setor. A empresa nega irregulari­dades.

A Operação Carne Fraca também investiga suspeitas de problemas em outras empresas, como a JBS, mas a fase atual é centrada na BRF.

A crise na área exportador­a integra a tempestade que atinge a maior processado­ra de alimentos do Brasil.

A BRF enfrenta disputa por seu controle, após registrar um prejuízo recorde de R$ 1,1 bilhão no ano passado.

 ?? Tolga Akmen/AFP ?? » PREMIÊ FAKE Representa­ção do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, colocada na frente da embaixada do país em Londres em protesto contra a construção de oleoduto
Tolga Akmen/AFP » PREMIÊ FAKE Representa­ção do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, colocada na frente da embaixada do país em Londres em protesto contra a construção de oleoduto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil