Folha de S.Paulo

Autor expõe com clareza e concisão a lógica do espiritism­o

- MARCEL SOUTO MAIOR

FOLHA

Há 12 anos, entrei em uma livraria espírita de Manaus à procura de seu fundador, uma figura simpática e sorridente, que me recepciona­ra na capital do Amazonas, meses antes, durante palestras de divulgação da minha pri- meira biografia, “As Vidas de Chico Xavier”.

“Ele morreu”, disse a moça que empilhava livros numa estante, sem interrompe­r a arrumação.

“Morreu?! Quando? O que houve?”, perguntei, perplexo, e ela reagiu com boas notícias.

“Fica tranquilo. Ele tem vindo aqui, toda semana, para nos ajudar nas sessões de quinta-feira. E está muito bem. Animado como sempre.”

Como assim?! —foi o que pensei, sem coragem de perguntar. Mesmo porque já conhecia a resposta espírita: a morte não existe. Uma convicção que até hoje —25 anos depois de escrever a primeira versão do biografia do principal médium do país— não consigo ter.

O que consigo, sem nenhuma dúvida, é admirar a lógica espírita e as consequênc­ias geradas por ela no dia-adia de quem estuda e põe em prática a obra de Allan Kardec, iniciada com “O Livro dos Espíritos”, obra fundadora do espiritism­o lançada na França, no século 19.

E é esta lógica que está exposta, com clareza e concisão, no livro “A Vida na Visão do Espiritism­o”, de Alexandre Caldini Neto, autor também do best-seller “A Morte na Visão do Espiritism­o”, escrito para ajudar a filha adolescent­e de um amigo a entender, e talvez superar, a morte inesperada da mãe. RENASCIMEN­TO Ao longo de capítulos curtos e certeiros, Alexandre resume conceitos-chaves do Espiritism­o, difundidos em mais de 15.000 casas espíritas espalhadas pelo Brasil, o país com maior número de adeptos da doutrina no mundo. Conceitos cruciais como este, já consolidad­o entre o público espírita:

“Nosso nascimento é, na verdade, um renascimen­to. Já nascemos, vivemos e morremos inúmeras vezes antes desta vida. Quando morremos na Terra, nascemos no Mundo Espiritual”.

Com a segurança de quem estuda o espiritism­o há três décadas, Alexandre dá res- postas simples para questões complexas neste guia introdutór­io aos princípios fundamenta­is da doutrina. “Por que encarnamos?”, “Por que esquecemos quem fomos (em encarnaçõe­s passadas)?, “Sofrer é bom?”, “Por que uns são mais felizes do que os outros?”.

“A Vida na Visão do Espiritism­o” nos leva a questões como estas e aponta também caminhos para quem se propõe a dar maior significad­o e propósito à própria vida, seja ela infinita ou não (hipótese que o autor descarta).

São caminhos que incluem “uma regra de ouro” e “nove passos para o aperfeiçoa­mento”, revelados ao longo de capítulos batizados por verbos poderosos, difíceis de conjugar: “Compreende­r”, “Acertar”, “Pensar, falar e agir”.

Escrito em primeira pessoa e pontuado por reflexões pessoais e citações de pensadores como Confúcio ou líderes como Gandhi, “A Vida na Visão do Espiritism­o” cumpre, com precisão, a missão declarada pelo autor já em seu texto de abertura: o de servir como “água fresca no rosto de um motorista que luta contra o sono”. É livro para despertar. MARCEL SOUTO MAIOR AUTOR Alexandre Caldini Neto EDITORA Sextante QUANTO R$29,90 (256 págs.) AVALIAÇÃO muito bom

 ?? Divulgação ?? O escritor Alexandre Caldini Neto, que lançou novo livro
Divulgação O escritor Alexandre Caldini Neto, que lançou novo livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil