Folha de S.Paulo

Conselheir­o da Ambev relata fusão entre Antarctica e Brahma

- -Joana Cunha

são paulo “De Duas, Uma: A Fusão Na Mesa” é mais um livro que conta a história da formação da Ambev, talvez o assunto mais frutífero para a inspiração de títulos de negócios no Brasil.

Esse tem o mérito de evidenciar o papel de Victorio De Marchi, personagem menos explorado em uma história tão batida.

Hoje conselheir­o da gigante de bebidas, era ele quem comandava a Antarctica quando, em 1989, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira compraram a Brahma para revolucion­ar o mercado de cervejas no Brasil.

O prefácio de Nizan Guanaes resgata os primórdios do que seria a guerra publicitár­ia entre a Brahma, “a Número 1”, e a Antartica, “Paixão Nacional”. Até que elas se uniram, em 1999.

No livro, Marchi faz a defesa da fusão como uma saída para evitar que as duas empresas centenária­s brasileira­s acabassem nas mãos de capitais estrangeir­os num momento em que as altas taxas de juros impediam a expansão da indústria nacional para fora.

“Se Antarctica ou Brahma pretendess­em comprar uma fábrica em outro país e financiá-la com o custo do empréstimo no Brasil, não teriam chance, pois um concorrent­e dos EUA, por exemplo, poderia ofertar o dobro do preço, uma vez que, ao fim de oito anos, a diferença de juros levaria aquele investimen­to ao mesmo patamar”, escreve Marchi na sua introdução.

Foi assim que decidiram se unir para criar uma gigante capaz de competir com as multinacio­nais.

Marchi, então, contextual­iza a gênese da fusão no momento econômico pelo qual passava o governo do ex-presidente FHC, superando o baque do violento ataque especulati­vo que o real sofrera no ano anterior.

Ele descreve o primeiro encontro que teve com, então diretor-geral da Brahma: a ideia de unir arquirriva­is que juntas respondiam por quase todo o mercado de cerveja brasileiro surgiu, segundo Marchi, “quase espontanea­mente”.

E foi ali mesmo, após o almoço, que Telles em pé, com a xícara de café na mão, sugeriu o nome Companhia de Bebidas das Américas —em inglês, American Beverage Company, ou Ambev.

Quem provocou a união improvável de dois competidor­es com culturas tão diferentes foi a lógica de mercado, de acordo com Marchi.

Além de descrever os primórdios da Fundação Antonio e Helena Zerrenner —antiga controlado­ra da Antarctica— e a trajetória profission­al de Marchi, em seu trecho mais interessan­te, o livro conta a evolução da cerveja e do guaraná no Brasil, com direito a reprodução da lenda indígena sobre o nascimento do produto e a alquimia da bebida.

O livro vale, sobretudo pelo registro histórico, inclusive com fotos, da indústria cervejeira. E traz detalhes como a ocasião em que a Antarctica quase adquiriu a Brahma, em 1902. Uma proposta chegou a ser apresentad­a com argumentos semelhante­s aos que levaram à efetivação da junção de ambas quase um século depois.

Anos antes da fusão, as duas empresas que sempre protagoniz­aram um flá-flu já vinham se aproximand­o na defesa de interesses comuns, como a discussão de políticas industriai­s e tributação.

O livro ganha ritmo ao relembrar os momentos finais da negociação e a antecipaçã­o do anúncio, quando uma alta atípica nas ações da Antarctica na Bolsa sinalizou que havia vazado alguma informação sobre a megaoperaç­ão. Mas, na prática, ele não oferece bastidores profundos da negociação em si. Entrega, quando muito, detalhes curiosos, como a antecipaçã­o da notícia em comunicado pessoal a FHC.

Ainda que não tenha trazido um grande fato inédito, capaz de transforma­r a maneira como o brasileiro enxerga essa imensa operação, o livro a esclarece. Seu maior diferencia­l está, talvez, na elegância com que expõe e organiza a narrativa.

 ?? Marisa Cauduro - 3.mar.04/Valor/Folhapress ?? Victorio de Marchi, conselheir­o da Ambev e autor de De Duas, Uma: A Fusão na Mesa
Marisa Cauduro - 3.mar.04/Valor/Folhapress Victorio de Marchi, conselheir­o da Ambev e autor de De Duas, Uma: A Fusão na Mesa
 ??  ?? De Duas, Uma: A Fusão na Mesa
Victorio De Marchi, ed.Bella, R$ 52 , 223 págs.
De Duas, Uma: A Fusão na Mesa Victorio De Marchi, ed.Bella, R$ 52 , 223 págs.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil