Folha de S.Paulo

Laborioso educador do espiritism­o no interior de SP

WALTER OLIVEIRA ALVES (1952-2018)

- Paulo Gomes coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo Quando Walter foi se casar com Nelcy, ele espírita e ela católica, a moça quis que fosse na igreja. Ele concordou, e foram fazer o curso para noivos. O padre explicou que Walter teria que jurar educar os filhos na religião católica. Nada feito.

O sacerdote então disse que o juramento era protocolar, não precisava ser cumprido à risca. Piorou. “Ele era muito correto, jamais iria jurar algo que não iria fazer”, conta, justamente, a filha. Acabaram casando em outro lugar.

De Araras, no interior paulista, Walter formou-se em engenharia e trabalhou com construção, mas nunca teve

amor por essa carreira. Um dia sonhou que estava trabalhand­o em uma escola e se sentia realizado. Foi então fazer pedagogia e, desde então, passou a atuar na área educaciona­l nas horas livres.

Trabalhand­o junto ao Instituto de Difusão Espírita, organizou cursos para evangeliza­dores e lançou sete livros — há mais um ainda não publicado. Abriu mão de qualquer renda da venda desse material, direcionan­do os direitos para instituiçõ­es de caridade. Tratava a educação espírita como sua missão.

Sua ética era extremamen­te laboriosa. O computador não saía da mesa de jantar na sala da família, onde ele se sentava todas as noites para escrever. Os jantares, portanto, tinham de ocorrer na cozinha.

Devido a um câncer no intestino, conviveu com internaçõe­s nos últimos meses, mas não gostava de hospital. No último dia 11, em casa pouco após receber alta, acordou a mulher durante a madrugada. “Nelcy”. Levantou as mãos como se visse algo, e se foi. Deixa a mulher, com quem ficou 33 anos casado, os filhos Fernanda e Alexandre, e o irmão Rui.

ARTUR KUCZYNSKI Aos 91,

casado com Aida. Deixa os filhos Ethel e Silvio, e netos. Cemitério Israelita do Butantã.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil