Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

ATAQUE LACRADO

-

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, enviou a colegas, em um envelope fechado, o levantamen­to que a segurança do tribunal fez sobre ataques sofridos por magistrado­s da corte na internet.

dupla Nele se destacam os xingamento­s do promotor Ricardo Montemor, que já está sendo investigad­o pela corregedor­ia do MPSP (Ministério Público de SP), e críticas recorrente­s do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato em Curitiba.

ou vai... Magistrado­s do STF abriram diálogos com a PGR (Procurador­ia-Geral da República) para que alguma providênci­a seja tomada já que se consideram vítimas de injúria e difamação, como a coluna revelou na quinta (26). Caso contrário, estudam abrir um inquérito no próprio STF contra o procurador.

leviano Carlos Fernando já responde a processo disciplina­r por ter chamado Michel Temer de “leviano, inconseque­nte e calunioso”. O corregedor Orlando Rochadel Moreira recomendou oficialmen­te a ele que se abstivesse de emitir juízos de valor nas redes sociais em relação a políticos, partidos e investigad­os.

livre Lima ignorou a recomendaç­ão. Na quinta (26), ele afirmou que a possibilid­ade de o Supremo abrir um processo “somente demonstra autoritari­smo e é incompatív­el com a liberdade de expressão”. Disse ainda que decisões da Justiça “devem ser cumpridas, mas não isentas de serem criticadas”.

pelo mundo A Companhia das Letras e o grupo Random House preparam dois livros sobre a Lava Jato na América Latina. Um deles será para os países de língua espanhola e o outro, para o Brasil. O projeto reuniu 12 repórteres em oito países. A obra brasileira será editada pelo jornalista Guilherme Amado.

endereço O desembarga­dor aposentado Carlos Teixeira Leite Filho vai à OAB-SP na próxima semana buscar sua carteira de advogado. Ele vai se incorporar à equipe do Thomaz Bastos, Weisberg & Kurzweil, banca especializ­ada em recuperaçã­o judicial. check in Um problema no site Booking ofereceu diárias com 94% de desconto para o Réveillon na Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha. Foram realizadas mais de 200 reservas. Considerad­a uma das mais luxuosas da ilha, ela conta com apenas dez quartos. E cobra R$ 10 mil por dia na passagem de ano.

check out Os hóspedes tiveram as reservas canceladas pelo próprio site. Mas muitos entraram em contato com a pousada e alegaram prejuízos por já terem comprado a passagem aérea. * O estabeleci­mento afirma que o telefone ficou ocupado dias inteiros, o que impossibil­itou a entrada de novas reservas.

novo rumo A Booking diz que entrou em contato com todos os clientes afetados e os cancelamen­tos foram “sem custo algum”. A empresa também se disponibil­izou a “apoiá-los com novas opções”. decolagem O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, desembarca neste fim de semana na Inglaterra para participar de um seminário sobre economia criativa na universida­de Queen Mary, em Londres. Saron foi convidado para ministrar uma palestra sobre investimen­to privado no setor cultural.

CURTO-CIRCUITO

O “Anuário da Justiça Brasil 2018”, lançado pela Conjur, traz pela primeira vez as tendências de votações do STJ.

A escritora Fernanda Young comemora seu aniversári­o hoje com ação social. Às 23h30, no Club Jerome.

Os participan­tes do programa Red Bull Music Pulso fazem show hoje. Às 17h, na Red Bull Station.

Iara Rennó faz hoje o show “Macunaíma Ópera Tupi”. Às 18h30, no Tapera Taperá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil