Folha de S.Paulo

Aves de rapina

- Bruno Boghossian

vê, praticamen­te contam a história da ruína do Edifício Wilton Paes de Almeida, um marco arquitetôn­ico da cidade erguido nos anos 1960 e abandonado pelo poder público na década passada.

É provável que haja parcelas de razão de lado a lado. Tanto as políticas governamen­tais falham em prover habitação quanto os movimentos de sem-teto incentivam irresponsa­velmente a invasão de áreas inabitávei­s, contando com a leniência do Estado.

De omissões, letargia decisória, subestimaç­ão de riscos e transferên­cias de responsabi­lidade resultou o desastre no largo do Paissandu. A queda do prédio ocorreu ao longo de anos, aos olhos de todos. brasília A reação tímida de alguns políticos a episódios de violência nesta pré-campanha expõe uma classe que se alimenta de uma polarizaçã­o em processo de apodrecime­nto. Dirigentes partidário­s e presidenci­áveis ignoram a gravidade de ameaças e ataques físicos. Preferem o silêncio ou, pior, instigam seus seguidores a ter um comportame­nto agressivo para obter ganhos eleitorais.

Símbolo de um antipetism­o em decomposiç­ão, Jair Bolsonaro (PSL) foi incapaz de emitir uma palavra de repúdio ao ataque a tiros contra o acampament­o pró-Lula em Curitiba, no último sábado (28). Optou por dar uma bordoada nos opositores que atribuíram a ele a responsabi­lidade pela violência contra os militantes. “Desespero”, retrucou.

A cúpula do PT divulgou vídeos para condenar o inadmissív­el episódio. Mas aproveitou para culpar a mídia, o juiz Sergio Moro e o próprio Bolsonaro. Para a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, o caso é resultado de um “processo construído de perseguiçã­o” contra a esquerda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil