Folha de S.Paulo

Em noite discreta, Ronaldo vê Real na final e avança em corrida para superar Messi

Tendência dos últimos anos é que ganhador do melhor do mundo da Fifa venha de equipe que saiu vencedora da Liga dos Campeões

- Zinédine Zidane O Real Madrid é o time que chegou a mais finais e o que mais venceu a Liga dos Campeões na história. Desde que o torneio foi criado, em 1955, ainda com o nome de Taça dos Campeões Europeus, foram 15 decisões, das quais o time espanhol levo

REAL MADRID 2 BAYERN DE MUNIQUE 2

são paulo A classifica­ção do Real Madrid para a final da Liga dos Campeões, após empate por 2 a 2 com o Bayern de Munique no Santiago Bernabéu nesta terça (1º), ajuda Cristiano Ronaldo numa meta já conhecida do português.

Com cinco troféus do prêmio melhor da Fifa, o atacante tenta superar Lionel Messi, que acumula o mesmo número de conquistas.

Das cinco vezes que o craque português levou o troféu, quatro acontecera­m em anos em que seu time venceu a Liga dos Campeões (em 2014, 2016 e 2017, com o Real Madrid, e em 2008, com o Manchester técnico do Real Madrid United).

Já dos prêmios de Messi, três coincidira­m com a conquista do título europeu (em 2009, 2011 e 2015). Sempre que o time de um dos dois jogadores venceu a Liga dos Campeões nos últimos dez anos, o prêmio individual foi dado para quem estava na conquista: ou o argentino ou o português.

Mais da metade dos prêmios de melhor jogador da Fifa entregues neste século foi para um atleta que venceu a Liga dos Campeões na temporada —os troféus coincidira­m nove vezes em 17 anos. Nos últimos cinco anos, a coincidênc­ia ocorreu quatro vezes.

Eliminado nas quartas, Messi tentará embaralhar a decisão com sua atuação com a Argentina na Copa do Mundo.

O prêmio da Fifa é definido através das escolhas dos capitães e técnicos das seleções nacionais, de um grupo de jornalista­s convidados pela Fifa e de torcedores que votam na internet.

Alemanha e Espanha, os últimos dois campeões mundiais, conseguira­m colocar atletas de suas equipes entre os três finalistas do prêmio da Fifa. Nenhuma das seleções, porém, teve o número 1 da temporada. O último campeão do mundo a levar o prêmio foi Fabio Cannavaro, campeão com a Itália em 2006.

Desde a chegada de Cristiano Ronaldo a Madri, em, 2009, foram três títulos do principal torneio europeu conquistad­os pelo clube espanhol em oito disputados. No mesmo período, o rival Barcelona venceu dois.

Na era dos “galáticos”, quando o time contou com estrelas como Ronaldo, Zidane, Figo, David Beckham e Roberto Carlos, entre os anos de 2000 e 2006, o Real venceu apenas uma Liga dos Campeões, na temporada 2001/2002.

Apesar das chances de prêmio, Cristiano Ronaldo teve atuação apagada na partida de semifinal contra o Bayern de Munique. Os dois gols do time espanhol saíram dos pés de Benzema, sem participaç­ão do português.

A equipe de Madri podia até perder por 1 a 0 em casa para ficar com a vaga, já que havia vencido por 2 a 1 na Alemanha —os dois gols fora contariam como critério de desempate.

O Bayern de Munique começou o jogo atacando e abriu o placar logo aos três minutos. O lateral Joshua Kimmich aproveitou cruzamento de Corentin Tolisso para marcar o gol.

O time alemão, porém, não teve nem tempo para comemorar. Aos 11 minutos da etapa inicial, o Real Madrid devolveu com Karim Benzema, que marcou de cabeça após cruzamento de Marcelo.

O jogo continuou com boas oportunida­des de ambos os lados. O primeiro tempo, que teve um leve predomínio do Bayern, ainda terminou com pedido de pênalti dos jogadores da equipe alemã, que reclamaram de toque de mão de Marcelo na bola dentro da área adversária.

A segunda etapa começou

No futebol é preciso sofrer. Não se pode estar na final sem sofrer. Para o coração é um pouco complicado, mas precisamos estar tranquilos. Agora podemos ficar felizes. E que tenhamos mais sofrimento­s como este que tivemos hoje

 ?? Paul Hanna/Reuters ?? Cristiano Ronaldo domina bola em partida da semifinal da Liga dos Campeões, em Madri
Paul Hanna/Reuters Cristiano Ronaldo domina bola em partida da semifinal da Liga dos Campeões, em Madri

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil