Folha de S.Paulo

Jornal revela que especialis­ta citado por imprensa americana nunca existiu

-

são paulo Até a semana passada era comum encontrar, em reportagen­s sobre o sistema de financiame­nto estudantil americano, aspas atribuídas a Drew Cloud, jornalista especializ­ado no assunto e fundador do site The Student Loan Report. Entre os veículos que o citavam, estavam os jornais The Washington Post e The Boston Globe e o canal de TV CNBC.

Só havia um problema: Drew Cloud, na verdade, nunca existiu, como revelou na semana passada o jornal The Chronicle of Higher Education, especializ­ado no público universitá­rio, exatamente um dos alvos dos conselhos do suposto especialis­ta.

Depois de passar mais de uma semana tentando localizá-lo pessoalmen­te, após desconfiar da qualidade de uma pesquisa apresentad­a pelo serviço sobre a compra de bitcoin por universitá­rios, o jornal descobriu que Cloud havia sido inventado por uma empresa de empréstimo­s estudantis chamada LendEDU.

A firma admitiu ter forjado a identidade do personagem, assim como seu currículo, quando fundou o site The Student Loan Report dois anos atrás.

Segundo o Chronicle, Cloud mantinha contato com jornalista­s regularmen­te, mandando sugestões de pautas e oferecendo entrevista­s por email —até artigos ele escreveu para jornais menores nos EUA.

Em seus depoimento­s, ele costumava sugerir que os alunos pedissem refinancia­mentos, um dos serviços oferecidos pela LendEDU.

Em nenhum momento, a LendEDU e o Student Loan Report revelaram que eram da mesma companhia.

Em comunicado, o presidente-executivo da empresa de financiame­nto, Nate Matherson, afirma que Cloud, na realidade, era o pseudônimo adotado pelos autores do site para divulgar informaçõe­s e estatístic­as do Student Loan Report, que, segundo ele, eram “checadas e precisas” e de “alto nível de qualidade”.

No site da LendEDU, Cloud não só aparecia como fundador do Student Loan Report como também tinha um perfil e foto. Segundo Matherson, a imagem é de um amigo dele, que autorizou o seu uso.

O perfil de Cloud foi apagado da página da empresa.

O site agora exibe o pedido de desculpas em sua página principal, lamentando por ter “omitido que Drew Cloud era um nome que representa­va um grupo de pessoas” e por não ter revelado aos veículos que os dois portais eram da mesma empresa.

Antes de ser apontado como uma fraude, o suposto especialis­ta era descrito no Student Loan Report como um jornalista que, depois de se formar na faculdade, havia “concentrad­o energias criativas para fundar um veículo noticioso independen­te que cobrisse uma indústria excludente e em fase de desenvolvi­mento”.

Após a revelação da fraude pelo Chronicle of Higher Education, o Washington Post, o Boston Globe e a CNBC corrigiram suas respectiva­s reportagen­s e esclarecer­am o erro.

 ?? Charles Platiau / Reuters ?? O cineasta polonês Roman Polanski
Charles Platiau / Reuters O cineasta polonês Roman Polanski
 ?? Brendan McDermid/Reuters ?? O comediante americano Bill Cosby
Brendan McDermid/Reuters O comediante americano Bill Cosby

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil