Folha de S.Paulo

Vice dos EUA adia viagem ao Brasil por encontro com Kim

- Reuters

são paulo e washington O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, adiou a viagem que faria ao Brasil no fim de maio, anunciou seu gabinete.

Segundo sua porta-voz, ele vai permanecer em Washington para ajudar o presidente Donald Trump a se preparar para o encontro com o ditador norte-coreano, Kim Jong-un.

“O vice-presidente adiou a viagem para garantir que todos os recursos da diplomacia e da segurança estejam disponívei­s enquanto o presidente se prepara para o encontro histórico com o regime de Kim”, disse Alyssa Farah, porta-voz de Pence. A reunião com o norte-coreano não tem data marcada, mas deve ocorrer entre maio e junho.

A nova data da viagem ao Brasil, porém, não foi anunciada: a porta-voz disse apenas que será “em futuro próximo”.

Seria a primeira vez que uma alta autoridade do governo Trump iria ao Brasil. O republican­o ainda não visitou a América Latina desde que assumiu, em janeiro de 2017. Ele participar­ia da Cúpula das Américas, em Lima, no mês passado, mas cancelou.

Para a diretora-assistente do Atlantic Council, Roberta Braga, a decisão é outro indpicio de que a América Latina não é sua prioridade. “Há três grandes eleições neste ano em numa região que passou por profundas transforma­ções na última década”, lembrou.

Para Braga, “a relação deveria ser cultivada, em especial quando o posicionam­ento americano no mundo não é dos melhores, e outros atores cortejam a América Latina.”

A viagem de Pence ao Brasil iria ocorrer de 30 de maio a 1º de junho, e foi anunciada às vésperas da Cúpula das Américas. O vice americano iria para o Rio, Manaus e Brasília, onde se encontrari­a com o presidente Michel Temer.

Em sua viagem anterior pela região, Pence foi para Argentina, Chile, Colômbia e Panamá.

Ex-secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson também pulou o Brasil ao vir à região.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil