Folha de S.Paulo

Zuckerberg ri e não responde a pergunta sobre o Facebook ser empresa de mídia

-

são paulo O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se esquivou da pergunta sobre a rede social ser uma ou não empresa de mídia, segundo a editora da revista The Atlantic Adrienne LaFrance.

Ele foi questionad­o pela jornalista a respeito do tema ao fim de encontro reservado com jornalista­s e executivos em Palo Alto (EUA).

Zuckerberg riu e não disse nada. Avisado de que era uma pergunta séria, riu novamente, escreveu a jornalista em texto publicado na terça-feira (1º).

Na reunião, o presidente do Facebook disse que a empresa tem duas responsabi­lidades em relação a notícias: garantir que os usuários da rede recebam informaçõe­s confiáveis e ajudá-los a construir um repertório comum de conhecimen­tos e fatos que permitam debates entre eles.

A jornalista aponta contradiçõ­es no fato de Zuckerberg defender a importânci­a do jornalismo e querer fomentar discussões a partir desse terreno comum de conhecimen­tos ao mesmo tempo em que dá pouca importânci­a ao conteúdo jornalísti­co na rede social.

Também critica o fato de a rede não pagar a produtores que usam suas plataforma­s para divulgar seus conteúdos e por ter decidido, em janeiro deste ano, priorizar mais postagens feitas por amigos do que as publicaçõe­s de empresas de jornalismo profission­al no que é mostrado na linha do tempo de usuários.

“Penso que notícias são incrivelme­nte importante­s para a sociedade e para a democracia. Porém notícias são uma pequena minoria do conteúdo lido no Facebook”, disse Zuckerberg, segundo o relato.

Citando trechos da conversa, LaFrance também aponta que Zuckerberg vê pouca diferença entre opinião de amigos e conteúdo jornalísti­co profission­al.

“Penso que, em geral, as empresas jornalísti­cas têm uma opinião. Muito do que vocês fazem é ter uma opinião”, disse ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil