Folha de S.Paulo

Hawking deixou um último estudo sobre o ‘multiverso’

- -Pallab Ghosh BBC

A última pesquisa do físico Stephen Hawking aponta que nosso universo pode ser apenas um de muitos outros parecidos com ele.

A teoria seria uma solução de paradoxo cósmico criado pelo próprio trabalho do cientista, e também indica um caminho para astrônomos em busca de universos paralelos.

O estudo foi enviado para publicação no periódico Journal of High-Energy Physics em 4 de março deste ano, dez dias antes de o físico morrer.

Nos anos 1980, o cientista, junto com o físico americano James Hartle, elaborou uma nova ideia sobre o início do Universo. A proposta usava a mecânica quântica para explicar como o Universo teria iniciado a partir do nada.

Ao mesmo tempo em que amarrou uma ponta solta sobre a concepção do Universo, deixou outra pendente —um número infinito delas. Os cientistas chegaram à hipótese de que o Big Bang não teria criado apenas um universo, mas incontávei­s.

Alguns deles seriam bem parecidos com o nosso —talvez com planetas semelhante­s à Terra e sociedades e indivíduos como os daqui.

Os outros universos teriam diferenças pontuais —uma Terra em que os dinossauro­s não foram extintos, por exemplo, ou seriam totalmente distintos, sem uma Terra ou com leis da física diferentes.

Uma questão crítica surge a partir disso: se há infinitos universos com infinitas variações em suas leis da física, então, em que tipo de universo nos encontramo­s?

O trabalho, fruto de 20 anos de pesquisas, aponta que só podem haver universos com as mesmas leis da física que as nossas. Isso significa que vivemos em um universo típico e que as observaçõe­s feitas aqui serão úteis no desenvolvi­mento de conceitos sobre o surgimento de outros universos.

 ?? Franck Fife/AFP ??
Franck Fife/AFP
 ?? Detlev Van Ravenswaay/SPL ?? Representa­ção do multiverso
Detlev Van Ravenswaay/SPL Representa­ção do multiverso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil