Folha de S.Paulo

Jogadores ganham em média 4 salários mínimos por mês

-

“O jogador no Brasil dificilmen­te tem estabilida­de e não consegue um contrato longo, de três ou mais anos. Eu ainda tenho a sorte de estar em São Paulo. Disputei a Série A3, que tem mais visibilida­de do que vários estaduais de primeira divisão”, analisa Kauê Ramos.

Mais importante do que isso, recebe os salários em dia. “Conheço muita gente que não tem a mesma sorte”, completa o meia-atacante.

Esse é um dado que a estatístic­a não consegue mostrar e que o ex-jogador da seleção Mauro Silva, vice-presidente de integração da FPF (Federação Paulista de Futebol), vê todas as semanas.

Ele visita os clubes do estado para conversar com os jogadores em nome da entidade. Busca saber a situação profission­al de cada um e resolver os problemas financeiro­s com as agremiaçõe­s.

Idade dos jogadores e treinadore­s profission­ais

Número de treinadore­s Idade

“Como todo profission­al, o jogador tem compromiss­os no final do mês e precisa pagar. Isso é o básico, ter o salário em dia”, disse em entrevista­à Folha em agosto de 2017.

Não está nas estatístic­as porque não é mensurável, mas mesmo aos 23 anos, uma idade que ele mesmo não considera baixa para jogador de futebol, Kauê sonha muito alto.

O espelho dele é o patamar em que Neymar, maior nome do futebol brasileiro, chegou.

“Eu vejo o sucesso do Neymar... É isso o que a gente almeja. O futebol é um projeto de vida, também para ajudar as pessoas como ele fez, ao abrir um instituto [Instituto Neymar Jr, em Praia Grande] para cuidar de crianças da região”, afirma o jogador que, sem empresário, busca sozinho em sua rede de contatos uma oportunida­de para a próxima temporada, que só começa daqui a sete meses.

Número de jogadores de futebol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil