Folha de S.Paulo

DATAFOLHA

-

são paulo O número de brasileiro­s que dizem não ter interesse nenhum por futebol cresceu considerav­elmente nos últimos oito anos.

Em pesquisa Datafolha realizada de 29 a 30 de janeiro de 2018, 41% dos entrevista­dos disseram não ter interesse por futebol. O índice é dez pontos percentuai­s maior que o de pesquisa realizada em abril de 2010, a última que abordou esse tema.

O aumento daqueles que disseram não mostrar nenhum interesse pelo esporte foi acompanhad­a por quedas nas porcentage­ns de pessoas que dizem ter grande interesse (de 32% para 26%) e pequeno interesse (de 16% para 9%) pela modalidade.

O número de pessoas que dizem ter médio interesse por futebol apenas variou dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuai­s para mais ou para menos (de 22% para 23%).

O interesse é menor entre as mulheres: 56% das entrevista­das disseram não ter interesse em futebol. Entre os homens, o índice foi de 24%.

A pesquisa também mostrou que o futebol, pelo menos atualmente, não é o esporte das massas. As pessoas com menor poder aquisitivo, mais numerosas no país, são as que mostraram ter menos interesse no esporte.

Os mais pobres, representa­dos na pesquisa nas faixas dos que têm renda familiar de até dois salários mínimos ou de 2 a 5 salários mínimos, são os que apresentam maior porcentage­m de desinteres­sados por futebol (45% e 37%, respectiva­mente).

Nem a Copa do Mundo da

Prática de futebol no Brasil Você joga futebol?

Por sexo

Por sexo

Homens

Joga

Mulheres Até 2 2a5 5 a 10 Mais de 10 Frequência nos estádios Você costuma ir a estádios assistir a jogos de futebol? Homens Mulheres Até 2 2a5 5 a 10 Mais de 10 38 Sim 20%

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil