Folha de S.Paulo

Após escândalo na Academia Sueca, Nobel de Literatura não será entregue

Academia Sueca é palco de denúncias de maus-tratos e abusos sexuais; prêmio voltará a ser entregue em 2019

- Reuters

estocolmo Nenhum prêmio Nobel de Literatura será dado em 2018, após escândalo sexual que envolve diversos membros da Academia Sueca, informou a fundação responsáve­l pela premiação na última sexta-feira (4).

Segundo nota divulgada pela entidade, a decisão foi tomada devido à saída de integrante­s do comitê e à “queda no prestígio público da Academia”. O grupo pretende entregar dois prêmios em 2019.

Com a saída de vários de seus membros, a Academia está com apenas 11 de seus 18 assentos ocupados, um a menos do que o necessário para eleger novos membros ou tomar decisões.

Em sete ocasiões, o Nobel de Literatura não foi concedido, mas todas elas ocorreram durante as duas Guerras Mundiais. Nunca por outro motivo.

O escândalo atual começou em novembro do ano passado, quando o jornal sueco Dagens Nyheter noticiou que pelo menos 18 mulheres acusavam Jean-Claude Arnault, importante figura no meio cultural local, de assédio e agressão sexual.

Arnault é casado com a poeta Katarina Frostenson, que é membro da academia.juntos, eles dirigem um clube cultural privado chamado Fórum, que recebia verbas da Academia.

O jornal noticiou que Arnault havia sido acusado em diversas instâncias de maustratos a mulheres, no clube e em imóveis de propriedad­e da Academia, em Estocolmo e Paris, nos últimos 20 anos.

O jornal informou também que Arnault havia vazado informaçõe­s sobre o ganhador do Nobel de Literatura sete vezes, desde 1996.

Numa assembleia, seis membros da votaram a favor da expulsão de Katarina. Contudo, uma maioria de oito integrante­s votou contra a proposta —o que gerou a crise no Nobel.

Entre os membros que deixaram a Academia, estão a exsecretár­ia permanente Sara Danius, que se tornou a primeira mulher a presidir o comitê do Nobel de Literatura. Ela se opunha à maioria que votou contra a expulsão.

A polícia está investigan­do as acusações. Arnault nega. Sua mulher concordou em se afastar de todas as atividades da Academia.

 ?? Anna Ringstrom/Reuters ?? Ex-secretária permanente Sara Danius anuncia vencedor do Nobel de 2017
Anna Ringstrom/Reuters Ex-secretária permanente Sara Danius anuncia vencedor do Nobel de 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil