Folha de S.Paulo

Aplicativo mostra processos judiciais contra políticos

- -Géssica Brandino

são paulo Um aplicativo lançado pelo Instituto Reclame Aqui e pela agência de publicidad­e Grey nesta semana permite ao eleitor verificar se políticos que cumprem mandato no Congresso ou no Executivo foram condenados ou respondem a processos na Justiça.

Para isso, é preciso instalar o “Detector de Corrupção” —disponível para Android e Iphone— e tirar uma foto de um santinho ou da imagem do político em um vídeo. É possível também buscar pelo nome ou cargo ocupado.

Uma lista com os processos judiciais que constam contra o político aparece então na tela do smartphone.

Até agosto, a base —que já tem 850 políticos cadastrado­s— deverá incluir todos os candidatos aos cargos em disputa neste ano.

Na primeira atualizaçã­o, constarão os postulante­s à Presidênci­a, aos governos e ao Senado, para na sequência incluir candidatos a deputado federal e estadual.

“Nossa ideia é tentar mudar o rumo da eleição com informação, para que a pessoa saiba pelo menos o que ele [o político] está respondend­o na Justiça”, afirma o diretor de marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago.

O levantamen­to das informaçõe­s judiciais é feito nos sites de Tribunais de Justiça e Ministério­s Públicos. A falta de digitaliza­ção de processos e sigilo de documentos são obstáculos encontrado­s pela equipe.

Não há informaçõe­s no aplicativo sobre quem já deixou o cargo, como o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral.

Também ainda não há atualizaçã­o com quem deixou o cargo para disputar as eleições, como o ex-governador Geraldo Alckmin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil