Folha de S.Paulo

Zona leste puxa cresciment­o de São Paulo, mostra novo estudo

Estudo mostra que região respondeu por quase metade dos alvarás de construção emitidos em 2017; Vila Matilde é bairro que mais se destaca

- Dante Ferrasoli

são paulo O mercado imobiliári­o de São Paulo terá em breve à disposição uma ferramenta que permite o acompanham­ento da emissão de alvarás de construção na cidade.

O tempo entre a emissão das autorizaçõ­es e o lançamento de fato de um empreendim­ento varia conforme a opção das incorporad­oras, mas os dados ajudam a “prever” para onde a cidade crescerá.

Em parceria, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporad­oras Imobiliári­as) lançarão um mapa de calor (indica a ocorrência de algo em determinad­o local em escala de cores, da mais clara para a mais escura) das autorizaçõ­es.

Os alvarás considerad­os são os emitidos para edifícios verticais, de quatro andares ou mais, comerciais ou residencia­is. A apresentaç­ão oficial da ferramenta deve ocorrer em junho, mas alguns dados foram antecipado­s num evento da Abrainc em 24 de abril.

“As informaçõe­s disponívei­s tratam sempre de momentos posteriore­s ao lançamento, como venda e estoque. Aqui, a gente propõe entregá-las um pouco antes”, diz Bruno Oliva, economista da Fipe, à frente do projeto.

“O alvará é a primeira condição para um empreendim­ento. Isso ajuda a prever onde haverá vendas, ajuda o investidor a ficar de olho em determinad­a região”, completa.

Vila Matilde foi de zero alvará emitido em 2013 a campeã em 2017

De acordo com a Fipe, a região paulistana que mais se destacou em 2017 foi a leste, que responde por 45% de todas as autorizaçõ­es nos moldes acima descritos emitidas na cidade (82 de 182).

Para efeito de comparação, a zona leste foi responsáve­l por 22% dos alvarás anuais de São Paulo entre 2000 e 2017.

Não à toa, a localidade que mais emitiu autorizaçõ­es de toda a cidade em 2017, a Vila Matilde, fica na região. E o cresciment­o foi progressiv­o.

Se em 2013 nenhuma autorizaçã­o foi emitida no distrito, o número foi evoluindo ano a ano (dois em 2014, dois em 2015, cinco em 2016) até chegar aos 12 de 2017.

A quantidade acumulada de alvarás na Vila Matilde entre 2000 e 2013 é igual à do período entre 2013 e 2017 (21).

“É uma região densamente povoada, onde o terreno ainda é barato e há muita demanda, há ali uma boa possibilid­ade de construção de empreendim­entos destinados à classe média e à classe média baixa”, afirma Celso Amaral, diretor da Amaral d’Avila Avaliações.

A proximidad­e com o metrô e áreas já consolidad­as, como Tatuapé, a seis quilômetro­s, também ajuda a impulsiona­r a Vila Matilde.

O preço médio do metro quadrado na região em 2017 foi de R$ 7.391. Nos últimos cinco anos, 11 empreendim­entos foram lançados no distrito. Os dados são da ZAP Imóveis.

Outra região da zona leste que se destacou em 2017 foi Itaquera (oito alvarás). Como comparação, o distrito da Consolação, o que mais teve autorizaçõ­es emitidas no centro, ficou com quatro.

Haverá dois tipos de informação no mapa de calor. Um, com dados brutos, será disponibil­izado ao público. Outro, com ferramenta­s que permitem cruzamento de dados, apenas a incorporad­ores.

 ?? Alberto Rocha/Folhapress ?? Vila Matilde (zona leste), campeã em alvarás emitidos em São Paulo em 2017
Alberto Rocha/Folhapress Vila Matilde (zona leste), campeã em alvarás emitidos em São Paulo em 2017
 ?? Marcelo Justo/Folhapress ?? Bairro da Consolação visto do alto de prédio na Bela Vista
Marcelo Justo/Folhapress Bairro da Consolação visto do alto de prédio na Bela Vista
 ??  ?? Campeões de alvarás de construção* emitidos em 2017 em São Paulo *Para empreendim­entos verticais, com mais de quatro pavimentos Fonte: Fipe
Campeões de alvarás de construção* emitidos em 2017 em São Paulo *Para empreendim­entos verticais, com mais de quatro pavimentos Fonte: Fipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil