Folha de S.Paulo

PRAÇAS PARA ADOÇÃO

Centro tem áreas verdes disponívei­s para quem quer investir em cuidado e revitaliza­ção

-

QQualquer pessoa em São Paulo pode adotar uma praça. Isso mesmo. É possível, por meio de um programa da prefeitura, escolher uma área verde da cidade e se tornar responsáve­l por sua revitaliza­ção e manutenção. A região da subprefeit­ura da Sé tem mais de cem locais disponívei­s para quem quiser ingressar no programa Adote uma Praça, aberto a empresas e pessoas físicas. Na Liberdade, por exemplo, já foi adotado o Largo da Pólvora. A ideia é que os responsáve­is pela área ajudem a torná-la um ambiente agradável propondo sugestões de manutenção, obras, serviços e melhorias urbanas, paisagísti­cas e ambientais. É preciso indicar qual será o período de vigência da cooperação e há também a possibilid­ade de treinar pessoas em condições de vulnerabil­idade social para fazer a zeladoria da área.

São Paulo tem cerca de 5.000 praças, e a administra­ção pública tem dificuldad­e para cuidar de todas elas. A gestão dessas áreas é feita de forma descentral­izada e cabe a cada uma das prefeitura­s regionais.

O programa de adoção de praças ainda é pouco conhecido. Mesmo empresas que querem cuidar de áreas públicas acabam escolhendo canteiros e rotatórias, que geram maior visibilida­de e menos trabalho.

Os interessad­os em adotar uma dessas áreas verdes da cidade precisam fazer uma inscrição. É necessário preencher um requerimen­to e enviar cópias do RG, do CPF e do comprovant­e de residência, no caso das pessoas físicas. No caso de pessoa jurídica, é preciso juntar cópia do registro comercial, certidão simplifica­da expedida pela Junta Comercial do Estado, ato constituti­vo e alterações subsequent­es ou decreto de autorizaçã­o para funcioname­nto, conforme o caso. Pede-se também cópia da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

Uma forma de dividir as responsabi­lidades e compartilh­ar recursos é a adoção colaborati­va. Pessoas interessad­as podem formar um grupo e buscar financiame­nto por meio de uma vaquinha virtual. Esse mecanismo foi criado pelo Praças (pracas.com.br), que faz as articulaçõ­es necessária­s.

É possível consultar a lista completa das áreas verdes disponívei­s para adoção pelo site da Subprefeit­ura da Sé: www. prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretaria­s/regionais/se/.

 ??  ?? Jardim japonês no largo da Pólvora
Jardim japonês no largo da Pólvora
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil