Folha de S.Paulo

Ser ou não ser

- Ranier Bragon

brasília Daqui a exatos cinco meses os brasileiro­s irão às urnas escolher o novo presidente da República, mas um dos principais nomes da disputa abriga-se até agora debaixo de um confortáve­l e enigmático silêncio.

Se ainda faltavam exemplos de como precisamos aperfeiçoa­r nossa jovem democracia, Joaquim Barbosa está aí para nos lembrar disso.

Há quatro anos ausente da vida pública após se aposentar no Supremo, o ex-ministro de 63 anos —faz 64 justamente no dia do 1º turno— arrasta-se há meses no suposto dilema de se lançar oficialmen­te na disputa ou continuar fora da política.

Por mais sinceras que sejam suas dúvidas, por mais real que seja a resistênci­a familiar e de setores do PSB, partido ao qual se filiou, trata-se da candidatur­a ao comando de um país de 209 milhões habitantes e problemas pra dar, vender e exportar.

Já passou da hora, faz muito tempo, de Joaquim Barbosa anunciar publicamen­te se pretende de fato se lançar a esse monumental desafio, e daí se submeter abertament­e e sem melindres a todo o extenso, rigoroso e necessário escrutínio público. Ou se vai ficar de fora dessa —e aí ninguém vai ter nada a ver com isso.

Faltando apenas cinco meses para o dia D, o que Barbosa pensa sobre a economia? Está boa, tem que manter isso, viu, não tem? Da política? Do Congresso? Da miséria, do desemprego, da morte da bezerra?

O que pensa hoje Barbosa sobre sua atitude de 2013, quando presidia o STF e mandou o jornalista Felipe Recondo chafurdar no lixo? A atitude lhe rendeu uma condenação por danos morais. Arrependeu-se ou acha que agiu de forma correta?

Sobre tudo isso e algo mais, as precárias informaçõe­s brotam de restritos interlocut­ores, escassos pronunciam­entos ou limitadas análises de sentenças dos anos de toga.

Barbosa parece ainda apegado a maneirismo­s imperiais de um mundo jurídico cerimonial­ista e blindado do contraditó­rio. Cenário inimagináv­el para um candidato a presidente de um país que se quer democrátic­o e com instituiçõ­es sólidas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil