Folha de S.Paulo

Eleitores de Alckmin

- Folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br

Mensagens para leitor@grupofolha.com.br, al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos Os eleitores de Alckmin mostram espontanei­dade ao evidenciar deficiênci­as, o que confere legitimida­de aos depoimento­s deles. No entanto, a reportagem poderia ter avançado na ligação do ex-governador com o Opus Dei e mencionado o fato de ter sido o único candidato da história a ter menos votos no segundo turno que no primeiro, em 2006.

Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

O ministro Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) não foi atingido pela Lava Jato. No âmbito das delações da Odebrecht, o único inquérito aberto relacionad­o ao chanceler apura doação à sua campanha ao Senado, em 2010, sem conexão com a Operação (“O que pensam os eleitores de Alckmin”, Poder, 6/5).

Luciana Moherdaui, assessora de imprensa do ministro Aloysio Nunes Ferreira (Brasília, DF)

Resposta do editor de Poder, Fábio Zanini - O ministro foi citado por quatro delatores que firmaram acordos de colaboraçã­o premiada com a Lava Jato nos últimos anos

Desastre em São Paulo

Ao dar voz e rosto às vítimas da tragédia, a Folha joga uma pá de cal no preconceit­o daqueles que só querem ver traficante­s e viciados nesta população. Suas histórias são tocantes (‘Mãe de gêmeos fez carvão na BA e catou papelão em SP até sumir em incêndio”, Cotidiano, 6/5).

José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

São lamentávei­s as críticas aos exmoradore­s do edifício Wilton Paes de Almeida, consumido pelas chamas. Mesmo de forma velada, são tratados como se fossem rebotalho da espécie humana. A Constituiç­ão diz que todos devem ter direito à moradia. Essas pessoas que muitos chamam de irresponsá­veis e até de marginais são vítimas da sociedade e de governos omissos, e que não têm outra opção. Moisés Spiguel (São Paulo, SP)

Noam Chomsky

A ex-ministra da Justiça da Alemanha, Herta Daubler-Gmelin, poderia fazer Helio Schwartsma­n entender Noam Chomsky (“Ideias verdes incolores”, Opinião, 4/5). O que se questiona são irregulari­dades nos processos contra Lula. Nas palavras dela: “É escandalos­a a atuação do Judiciário contra o ex-presidente. A acusação de abuso para fins políticos não pode ser afastada”. Dagmar Zibas (São Paulo, SP)

O colunista encontrou em um livro do linguista americano, como se fosse a descoberta da América, uma forma de tentar desqualifi­cá-lo como filósofo de esquerda. Incrível como pessoas cultas não enxergam ou procuram não ver a castração política que o Brasil está sofrendo. Nunca votei no Lula ou no PT, mas a hipocrisia dessa gente me fez, aos 76, mudar de posição. José Dieguez (São Carlos, SP)

Ciro Gomes e o PT

Além de dar um recado à presidente do PT (“Ciro diz ter pena de Gleise e que PT faz burrice”, Poder, 5/5), Ciro Gomes mostrou conhecer os problemas fundamenta­is de nosso país quando afirmou que o Brasil sofre desindustr­ialização. Por isso temos 13 milhões de desemprega­dos.

João Henrique Rieder (São Paulo, SP)

Morte de brasileira

Uma jovem é morta em Sydney, na Austrália. A jurisprudê­ncia local indica prisão perpétua. O suspeito pode ter fugido para o Brasil. Se sim, por ser primário, ter bons antecedent­es e endereço fixo, poderá aguardar em liberdade. Aqui, a pena máxima de 30 anos não será cumprida, pois terá progressão de regime. Nossas leis estimulam o cálculo de que o crime compensa (“Polícia australian­a procura namorado de empresária brasileira morta em Sydney”, Cotidiano, 3/5). Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)

Colunistas e educação

O colunista Rodrigo Zeidan (“O melhor dos mundos”, Mercado, 5/5) chama de mito a ideia de que as escolas de 1960 eram melhores que hoje. Fiz ginásio e colégio públicos à época e as escolas eram melhores, sim, com mais estrutura e professore­s bem pagos. Havia exame de admissão rigoroso, é verdade; hoje, todos podem estudar, mas sem qualidade, e às custas do rebaixamen­to da profissão de professor. Radoico Câmara Guimarães

(São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil