Folha de S.Paulo

Entenda a o processo de reorganiza­ção societária da Sabesp

- Taís Hirata, Gabriela Sá Pessoa e Fabrício Lobel

O projeto de lei 659, de agosto de 2017, abriu espaço para a reorganiza­ção societária da Sabesp. A partir dele, o governo paulista criou uma sociedade controlado­ra da companhia para a qual o estado transferiu 50,3% do que detinha na Sabesp. A intenção é que o próximo passo seja a capitaliza­ção da empresa, ou seja, a venda de participaç­ão na holding para captar recursos no mercado. Segundo o governo do estado, o objetivo é ampliar a capacidade de investimen­tos. de uma lei para permitir a criação de uma holding para atrair investidor­es privados ao setor de saneamento.

Essa empresa controlado­ra, da qual a Sabesp será uma subsidiári­a, é controlada pelo governo do estado de São Paulo. A ideia é vender participaç­ões do grupo para levantar recursos —a maioria das ações com direito a voto ficará nas mãos do estado.

Com o projeto de lei aprovado no Legislativ­o, ainda resta estruturar o modelo de capitaliza­ção —ou seja, a atração dos entes privados.

A operação é complexa e dificilmen­te será concluída ainda neste ano, segundo pessoas que acompanham o processo.

A avaliação é que o governo paulista perdeu o timing, e que a proximidad­e das eleições deverá atrapalhar o processo nos próximos meses.

Um dos pontos em negociação é a estruturaç­ão de cláusulas de proteção aos investidor­es, para garantir o interesse dos entes privados em colocar recursos na empresa, mesmo esta sendo de controle estatal. Além disso, há negociaçõe­s para a definição dos preços das participaç­ões.

A entrada de Bertocco não deverá acelerar o processo, mas é uma boa notícia aos investidor­es, já que a operação estava paralisada desde queFrança assumira a administra­ção do estado de São Paulo, em abril, após a renúncia de Geraldo Alckmin (PSDB).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil