Folha de S.Paulo

Saída livre da prisão

- Bruno Boghossian helio@uol.com.br

brasília As articulaçõ­es para a eleição presidenci­al deste ano trazem consigo uma busca por cartas de “saída livre da prisão”. A disputa pelo poder a partir de 2019 representa, para alguns grupos, uma guerra por sobrevivên­cia que pode servir para controlar investigaç­ões e até tirar seus integrante­s da cadeia.

O novo ímpeto dos partidos de centro-direita para trabalhar pela unificação de suas candidatur­as comporta esse objetivo. Esse campo passou a perceber que, fragmentad­o, corria risco de uma derrota humilhante, o que eliminaria qualquer chance de influencia­r o novo governo.

A turma de Michel Temer e partidos como PSDB e PP têm seus motivos para querer manter certo prestígio em Brasília. O próximo presidente poderá escolher um novo chefe da Polícia Federal, trocar o comando da Procurador­ia-Geral da República e preencher duas vagas que serão abertas no Supremo.

Por trás da construção de alianças, existe um pacto velado de preservaçã­o coletiva. Estar no poder nem sempre se traduz em impunidade (visto que a Lava Jato atingiu os andares mais altos da República), mas é sempre bom ter amigos em posições de destaque.

Do lado do PT, o movimento é feito de maneira mais desavergon­hada. Dirigentes da sigla querem propor a candidatos de centro-esquerda um acordo pela concessão de perdão judicial para o ex-presidente Lula, preso há um mês em Curitiba.

Ciro Gomes (PDT) acha a ideia uma “burrice”. “Eu gostaria muito de ver o Lula livre, mas o caminho [...] é apostar nos recursos judiciais. Eu consigo ficar de cabeça fria para administra­r esse grave momento, porque estou sentindo a responsabi­lidade crescer nas minhas costas”, disse.

O combate à corrupção está tão incrustado na vida do país que parece difícil prever sucesso para essas tentativas —mas não se deve tratálas como conspiraçõ­es fantasiosa­s. Não se pode esquecer que alguns políticos acreditava­m que, com a troca de um governo, seriam capazes de “estancar a sangria”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil