Folha de S.Paulo

Linhas tortas

- Daniela Lima painel@grupofolha.com.br com Thais Arbex e Julia Chaib

A decisão do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, de baixar à primeira instância processo do governador Ricardo Coutinho (PSB-PB) não encerrou o impasse que existe na corte sobre a restrição do foro especial e foi vista com cautela no MPF. O vice-procurador-geral, Luciano Mariz Maia, lembra que Dias Toffoli votou por também limitar a prerrogati­va às outras autoridade­s, mas foi vencido. “O caso no qual o STF firmou posição não tem aplicação ao STJ. Precisamos refletir”, diz.

siga o mestre? Salomão mandou o processo do governador paraibano para a Justiça estadual em decisão monocrátic­a, com base no resultado do julgamento do STF que restringiu o foro de parlamenta­res. O tema, porém, é alvo de divergênci­as. No STJ, há ministros que sustentam que o entendimen­to não deveria ser reproduzid­o automatica­mente.

um por vez Mariz Maia, da PGR, chama atenção para o fato de que, entre as autoridade­s que têm foro no STJ, apenas governador­es são eleitos. “Os demais, desembarga­dores e conselheir­os de contas, têm vitalicied­ade.” Segundo ele, o MPF se manifestar­á nos autos caso a caso.

plural Consultado­s, quatro integrante­s do STJ expuseram entendimen­tos diferentes sobre a restrição do foro. Um defende limitar a prerrogati­va em todos os casos, o segundo prega preservar os desembarga­dores, o terceiro quer manter o foro para governador­es e o quarto pretende esperar uma decisão colegiada.

onde há fumaça... Ministros do Supremo que acompanham ainda de longe os desdobrame­ntos da Operação Câmbio, Desligo avaliam que, pelos personagen­s envolvidos, ela tem potencial para superar o alarido causado pela Lava Jato na política e no empresaria­do. A ação levou 33 doleiros para a cadeia.

... há fogo Esses magistrado­s observam que, pelo histórico dos presos, eventuais delações poderiam não se restringir a empreiteir­os e parlamenta­res, atingindo operadores do sistema financeiro e integrante­s da elite em geral.

nunca é demais lembrar Entre os detidos estão citados nas operações Satiagraha e Castelo de Areia, ambas anuladas pela Justiça por falhas nas investigaç­ões e nos processos.

TIROTEIO

tente outra vez Com a decisão do ministro Dias Toffoli de rejeitar a reclamação que pedia a libertação de Lula à Segunda Turma do STF, a defesa do petista ainda aguarda os próximos três votos, mas já estuda novo recurso. Como mais um revés cristaliza­ria a derrota, os advogados examinam ingressar com embargos de declaração na corte.

check-up Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e vicepresid­ente do PT, será cadastrado como o infectolog­ista responsáve­l por acompanhar a saúde do ex-presidente na prisão. Nesta segunda (7), a Justiça autorizou a listagem de médicos que poderiam visitar Lula.

check-up 2 Também serão registrado­s um cardiologi­sta e um clínico geral de Curitiba, além do médico que acompanhav­a a reabilitaç­ão muscular de Lula em São Bernardo do Campo (SP).

nem vem O ministro da Segurança, Raul Jungmann, diz que é contra interrompe­r, ainda que brevemente, a intervençã­o no Rio para viabilizar a votação de emendas constituci­onais no Congresso. “Não vejo motivos para suspender algo que está indo bem e que vai apresentar resultados cada vez mais palpáveis”, afirma.

minha palavra Jungmann diz ainda que a intervençã­o é “um compromiss­o com o Rio”.

tenho dito O ministro afirma que não foi consultado formalment­e sobre o assunto, mas que sua posição está fechada. Depois que o STF restringiu o foro de parlamenta­res, líderes da base aliada pregaram acelerar a tramitação de PEC que acaba com a prerrogati­va para todas as autoridade­s.

piscou primeiro Até aliados acham que Michel Temer perdeu ainda mais estatura acenando tão cedo ao PSDB.

A política, como a vida, é via de mão dupla. Quem constrói só a ida nem sempre encontra o caminho de volta

De Carlos Lupi, presidente do PDT, sobre a resistênci­a do PT em discutir o apoio a Ciro Gomes (PDT-CE) ao Planalto como alternativ­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil