Folha de S.Paulo

Atletas de Taekwondo denunciam comitê olímpico americano por tráfico sexual

- AFP

los angeles Quatro lutadoras americanas de taekwondo denunciara­m o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e a federação de Taekwondo do país (USA TKD) por tráfico sexual, alegando terem sido forçadas a treinar e viajar com conhecidos predadores sexuais.

Heidi Gilbert, Mandy Meloon, Amber Means e Gaby Joslin foram na última sexta-feira (4) à corte do Colorado após “duas décadas de abusos sexuais, exploração e tráfico de atletas da equipe olímpica americana de taekwondo por parte de entidades, oficiais, técnicos e mentores em que confiavam para protegê-las”.

A acusação cita o ex-técnico de taekwondo Jean Lopez e seu irmão Steven, duas vezes campeão olímpico.

O Centro para o Esporte Seguro dos EUA suspendeu Jean para sempre de todos os eventos de taekwondo. Steven recebeu uma restrição interna enquanto as investigaç­ões não são concluídas.

Mandy Meloon apresentou sua primeira queixa em 2007, alegando que havia sido estuprada por Jean durante a Copa do Mundo de taekwondo do Egito, em 1997, quando tinha apenas 15 anos.

“Pelo menos desde 2007 em diante, o USOC e a USA TKD protegeram, deram poderes e outorgaram a Jean Lopez a autoridade, legitimida­de e confiança para ser o técnico da equipe americana de taekwondo e a seu irmão Steven para ser a estrela do taekwondo americano”, acusam as atletas na denúncia.

“Ao fazer isso, expuseram centenas de jovens atletas a dois predadores sexuais, o técnico da equipe americana e seu próprio irmão.”

A denúncia afirma que “em sua busca por ‘medalhas e dinheiro’, o USOC e a USA TKD protegeram Steven Lopez de ser processado porque ele entregava riquezas comerciais”.

Gilbert afirmou que Jean a agrediu sexualment­e depois de eventos no Equador em 2002 e na Alemanha em 2003.

A denúncia afirma que as mulheres que queriam fazer parte da seleção americana de taekwondo “não tinham outra opção a não ser se entregar às demandas sexuais dos irmãos Lopez”.

Em comunicado publicado nos jornais americanos USA Today e New York Times, o porta-voz do Comitê Olímpico dos Estados Unidos, Patrick Sandusky, declarou que a entidade “está profundame­nte focada em apoiar e proteger os atletas”.

Sandusky disse que várias ações foram colocadas em prática, como o lançamento do Centro para o Esporte Seguro, que “garantirá que nossos atletas estejam mais protegidos desses atos atrozes”.

A Federação de Taekwondo afirmou em comunicado que não teve tempo de revisar os detalhes da denúncia e que “como trata-se de um processo legal em andamento, seria inapropria­do fazer qualquer tipo de comentário a respeito neste momento”.

 ?? RicardoBuf­olin - 1º.out.17/Divulgação CBG ?? O técnico Marcos Goto tem que enviar explicaçõe­s até quarta (9)
RicardoBuf­olin - 1º.out.17/Divulgação CBG O técnico Marcos Goto tem que enviar explicaçõe­s até quarta (9)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil