Folha de S.Paulo

Crise do clima Tempestade­s de fogo mataram 115 portuguese­s em 2017

- A n a a u G o

1 2 u r o R i o D o sidade de Lisboa.

“Para haver fogo, é preciso ter floresta. E essa floresta deve ter condições favoráveis para arder. Isto é, tem de estar seca e em temperatur­as elevadas”, diz.

Em Portugal, a diminuição das chuvas, com períodos prolongado­s de seca em vários anos, é uma das principais manifestaç­ões das alterações climáticas. E viria daí o maior fator a contribuir para a ocorrência de incêndios.

“Nesses últimos anos, temos tido várias secas: em 2003, 2005, 2017. E elas vêm coincidir com períodos de mais fogos”, afirma Miranda.

O climatolog­ista afirma que já existem estudos reforçando a correlação entre as mudanças climáticas e a ocorrência de incêndios. Para confirmá-la de vez, entretanto, seria preciso um volume maior de dados.

Os números do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), órgão vinculado ao governo, vão nessa direção. O ano de 2017 foi mesmo extremamen­te quente e seco: a temperatur­a média do ar ficou cerca de 1,1ºC acima do normal, fazendo dele o segundo ano mais quente desde 1931, atrás apenas de 1997.

Proprietár­ia de uma empresa de obras e serviços ligados à construção civil, a empresária Verónica Fonseca diz viver na pele aquilo que os cientistas descrevem em números.

 ??  ?? Vegetação e casas queimadas em Oliveira do Hospital, no centro de Portugal, que foi atingido por incêndios florestais em 2017; casas destruídas pelo fogo no vilarejo de Lufreu, também na região central do país europeu
Vegetação e casas queimadas em Oliveira do Hospital, no centro de Portugal, que foi atingido por incêndios florestais em 2017; casas destruídas pelo fogo no vilarejo de Lufreu, também na região central do país europeu
 ?? Fotos Lalo de Almeida/Folhapress ??
Fotos Lalo de Almeida/Folhapress
 ??  ?? 30km Fonte: Instituto de Conservaçã­o da Natureza e das Florestas (ICNF). Dados até 31.out.17
30km Fonte: Instituto de Conservaçã­o da Natureza e das Florestas (ICNF). Dados até 31.out.17

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil