Folha de S.Paulo

Diego Aguirre, 52

- Volta da Itália

Qual time brasileiro mais chamou a sua atenção pela qualidade do futebol apresentad­o nesta temporada?

Ainda é cedo. Espero que o São Paulo. Tivemos poucas rodadas no Brasileiro e temos visto equipes que jogaram bem, mas que também jogaram mal. São irregulare­s. Na minha opinião, times bons são aqueles que mantêm o rendimento. E que times tivemos assim? Temos alguns bons times, mas nada fora do normal.

Viu uma evolução do futebol brasileiro desde a sua última passagem pelo país?

Sim, está melhor. Tem uma coisa que incide diretament­e no futebol que é a seleção brasileira. Hoje Nascido em Montevidéu, Diego Vicente Aguirre Camblor, jogou em 14 equipes como atacante, entre elas Inter, Portuguesa e São Paulo, onde atuou com Raí no início da década de 1990. Ele teve passagem de destaque no Peñarol, pelo qual marcou o gol do título da conquista da Libertador­es de 1987. Já como treinador dirigiu onze clubes e foi vice-campeão do principal torneio sul-americano em 2011, pelo Peñarol, ao perder a final para o Santos ela transmite uma imagem de fortaleza futebolíst­ica, que repercute nos times e nos jogadores. Sinto que as equipes estão jogando melhor. Nós treinadore­s estamos preocupado­s em dar argumentos táticos aos jogadores, para o time mostrar mais futebol. Todo mundo ficou preocupado depois do 7 a 1, mas foi como um alarme. O Brasil tinha que mudar algo e mudou.

O São Paulo possui fracassos recentes no Morumbi em mata-matas. É psicológic­o?

Não é psicológic­o, não sinto que seja assim. São coisas que acontecem no futebol. Não podemos buscar desculpas ou fatos psicológic­os porque ninguém pode comprovar. É algo subjetivo. Temos de trabalhar para melhorar e se ocorreu isso é porque cometemos erros.

Como analisa seu início de trabalho no São Paulo?

Faz pouco tempo [dois meses], mas parece muito mais por conta dessa intensidad­e que se vive aqui no dia a dia. Os jogos, toda essa repercussã­o que o São

Masters 1.000 de Madri

NA TV 7h

15h Barcelona x Villarreal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil