Folha de S.Paulo

De coração gigante, mudou a cara da música gaúcha

- Flávia Faria coluna.obituario@grupofolha.com.br JOSÉJOÃO ROLAND MARINHO SIERRA GERALDO ATALIBA

MARIO BARBARÁ DORNELLES (1954-2018) são paulo Mario Barbará Dornelles não tinha noção do tamanho da sua obra. Talvez tenha lhe passado despercebi­do o sucesso de suas canções mesmo entre aqueles que não eram grandes apreciador­es da música regional gaúcha.

Ou talvez fosse modesto ou ingênuo demais para se dar

conta de que, dizem os entendidos, seu maior sucesso, “Desgarrado­s”, foi um marco sem precedente na chamada música nativista. É que a Mario faltava a soberba, essa caracterís­tica por vezes tão comum no mundo artístico.

Sereno, ingênuo e generoso, falava o que vinha à cabeça, sem rodeios. Seus amigos dizem que nasceu sem a capa- cidade de contar uma mentirinha, por mais boba que fosse.

Mario começou a cantar em festivais porque tinha o sonho de gravar um LP. Venceu vários, mas o que o alçou ao sucesso foi o Califórnia da Canção Nativa, um dos mais importante­s do Rio Grande do Sul.

“Desgarrado­s”, fruto de uma parceria com Sérgio Napp, virou hit no anos 1980. Mesmo os mais jovens, que costumavam torcer o nariz para as canções tradiciona­is, se renderam aos seus versos.

Natural da cidade de São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, Mario teve a mãe, dona Beti, como grande incentivad­ora da carreira musical. Os dois tocavam piano —ela lia as partituras, ele era músico de ouvido.

Na hora de escrever, compunha de tudo. Além das canções nativistas, fazia fado, samba, milonga, tango e blues. Tinha ainda outras duas grandes paixões: o Grêmio e o tênis.

Morreu no dia 2, aos 63 anos, em Porto Alegre. Foi vítima de um câncer no fígado. Deixa a esposa, Jaqueline, os filhos, Daniela e Carlos Eduardo, dois netos e os irmãos Ildefonso e Maria de Lourdes. 7º DIA

Neste sábado (12/5), às 11h25, igreja São José; rua Dinamarca, 32 Neste sábado (12/5) às 18h30, igreja Santa Rosa de Lima, rua Apiacás, 250

EM MEMÓRIA

Nesta sexta (11/5) às 18h, na igreja Imaculado Coração de Maria (Capela da PUC), rua Monte Alegre, 948, Perdizes. Às 18h30, na igreja de São Geraldo, largo do Padre Péricles, s/n, Perdizes. Às 19h, na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, rua Padre Lustosa, 292, Centro, São Bernardo do Campo (SP). Às 19h30, na igreja da Santíssima Virgem, avenida Lucas Nogueira Garcez, s/n, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil