Folha de S.Paulo

Afeganistã­o

- AFP, Reuters e Associated Press

Jalalabad 13.mai

Grupo matou 15 e feriu 42 em assalto a prédio governamen­tal

1.456

2016

frentado o problema no auge do poder da Al Qaeda de Osama bin Laden, que perpetrou o maior atentado da história do país, que matou 202 pessoas em 2002 na ilha de Bali.

Polícia francesa busca ligações de tchetcheno autor de atentado 1.518

As autoridade­s da França estão investigan­do qual a ligação do rapaz tchetcheno Khamzat Azimov, 20, que matou uma pessoa e feriu outras quatro no sábado numa região turística no centro de Paris.

O EI afirmou, por meio de sua agência de notícias, que Azimov era um de seus “soldados”. Divulgou no domingo um vídeo em que uma pessoa encapuzada que seria o jovem pede para os franceses pressionar­em seus governos a parar de bombardear o grupo terrorista na Síria.

A polícia deteve os pais de Azimov, que moram em Paris, e um amigo do jovem na cidade de Estrasburg­o, onde a família teria morado segundo informaçõe­s da polícia.

Segundo a imprensa francesa, ele estava em uma lista de suspeitos de radicalism­o, mas não há informaçõe­s confirmada­s sobre isso e ele não 2017 2018

Surabaya 13.mai

Família matou 7 pessoas e feriu 41 em ataques em três igrejas

tinha antecedent­es criminais.

O EI transformo­u a França em um alvo preferenci­al de suas ações em anos recentes, e cometeu um de seus maiores atentados quando matou 130 pessoas em ataques coordenado­s em novembro de 2015.

Azimov foi baleado e morto por policiais em ronda. Ele havia esfaqueado e matado um homem de 29 anos e feriu gravemente outro homem de 34 e uma mulher de 54 anos. Uma mulher de 26 e outro homem de 31 anos foram feridos levemente. Nenhum nome de vítima foi divulgado.

Segundo testemunha­s, ele gritou “Deus é o maior”, em árabe, enquanto esfaqueava transeunte­s no elegante distrito próximo à ópera Garnier.

Azimov nasceu na Tchetchêni­a, república russa de maioria islâmica que sediou duas insurreiçõ­es violentas contra o governo central em Moscou nos anos 1990.

A região tornou-se um celeiro de fundamenta­listas muçulmanos que buscam lutar a jihad (“guerra santa”) contra o Kremlin cristão ortodoxo. Desde a ascensão de Vladimir Putin ao comando da Rússia em 2000, a Tchetchêni­a estabilizo­u-se sob uma espécie de ditadura autorizada, mas seus combatente­s islâmicos não pararam de agir.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil