Folha de S.Paulo

Fintech de cartões de crédito lança 1ª campanha publicitár­ia

- -Filipe Oliveira

são paulo O Nubank, empresa de cartões de crédito gerenciado­s por aplicativo, começa a exibir a partir desta segunda-feira (14) seu primeiro vídeo publicitár­io para divulgar a marca.

A campanha, versão do clipe de Elis Regina da canção “Como Nossos Pais”, de autoria de Belchior, para o Fantástico, da TV Globo, em 1976, não vai passar na televisão.

O vídeo será exibido no canal da empresa no YouTube, em seu site e em redes sociais.

Durante o vídeo, trechos da música que descrevem o embate entre o cheiro de uma estação e o amor ao passado aparecem destacados na tela. A marca da empresa aparece apenas no fim da canção.

A escolha faz referência à postura desafiador­a em relação aos bancos tradiciona­is adotada pela fintech (empresa iniciante de tecnologia financeira), que não tem agências e concentra sua comunicaçã­o com clientes pelos meios digitais.

A própria letra, porém, pode conter a armadilha para a jovem ousada.

Afinal, Elis canta que, apesar de tudo o que fizemos, “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”.

Quando a frase que dá título a música aparece na tela, é acompanhad­a de um ponto de interrogaç­ão.

Cristina Junqueira, cofundador­a e vice-presidente da fintech Nubank, diz acreditar que a mudança, mais de 40 anos depois do clipe, agora veio para ficar.

“Perguntamo­s se é o passado mesmo que nós queremos. E acreditamo­s que não. Acreditamo­s que o próximo carro de muitos será um Uber, o próximo hotel um Airbnb”, afirma Junqueira.

A cofundador­a do Nubank diz também que a empresa preferiu lançar a campanha na internet, em vez de apostar na televisão, por considerar que a maior parte de seu público está conectada à rede mundial de computador­es.

“Nosso cliente precisa ter um smartphone e um aplicativo. É diferente de um alimento Cristina Junqueira vice-presidente do Nubank que você pode comprar em qualquer lugar”, diz Junqueira.

O Nubank tem atualmente cerca de 4 milhões de clientes de seu cartão, e recebeu mais de 16 milhões de solicitant­es —os pedidos passam por análise de crédito antes da concessão do produto.

A empresa deve expandir em breve também o acesso a sua conta digital, por enquanto em testes com grupo reservado de clientes.

Junqueira diz que o movimento traz a perspectiv­a de aumentar rapidament­e a quantidade de clientes da empresa no Brasil.

“Há cenários em que serão abertas 4 milhões de contas em seis meses”, afirma a vicepresid­ente da fintech.

Segundo Junqueira, o vídeo faz parte da estratégia de apresentar o jeito novo da companhia de fazer as coisas no contexto desse lançamento de serviços bancários.

A fintech aposta também na campanha nas ruas para atrair novos clientes.

Painéis com frases da canção como “É você que ama o passado”, “Há perigo na esquina” e “O novo sempre vem” foram instalados em pontos de grande movimentaç­ão da cidade de São Paulo, próximos a agências bancárias em avenidas como Brigadeiro Faria Lima e Paulista.

Até agora o cresciment­o da fintech havia sido orgânico — sem publicidad­e.

Perguntamo­s se é o passado mesmo que nós queremos. E acreditamo­s que não

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil