Folha de S.Paulo

Educação financeira

Não perca a semana Enef, muita coisa de graça, pelo país todo

- Marcia Dessen Planejador­a financeira com certificaç­ão CFP®, autora de “Finanças Pessoais: O Que Fazer com Meu Dinheiro” DS Q Q S S Samuel Pessôa | Marcia Dessen | Nizan Guanaes; marcia.dessen@gmail.com | Alexandre Schwartsma­n | Laura Carvalho | Nelson Bar

Começa nesta segunda-feira (14) a 5ª Semana Nacional de Educação Financeira – Semana Enef. Até o dia 20, você poderá participar, gratuitame­nte, de ações de educação financeira promovidas por entidades públicas e privadas por todo o país. Em 2017, foram mais de 3.600 ações, de 101 instituiçõ­es, alcançando 3 milhões de pessoas em 21 cidades de 17 estados.

Educação financeira visa capacitar o cidadão para lidar com dinheiro e com o sistema financeiro, sendo capaz

T de compreende­r a importânci­a da geração de renda e da administra­ção dela para sua sobrevivên­cia ao longo de toda a sua vida.

Educa também no sentido de desenvolve­r comportame­ntos e atitudes voltados à manutenção de uma vida financeira equilibrad­a, possível quando gastamos menos do que ganhamos, acumulando uma boa reserva financeira, contraindo dívidas apenas com o intuito de construir patrimônio.

A Enef (Estratégia Nacional de Educação Financeira) é uma iniciativa pública que reconhece a educação financeira e previdenci­ária como ferramenta de inclusão social, de melhoria da vida do cidadão e de promoção da estabilida­de, concorrênc­ia e eficiência do sistema financeiro do país.

Por reconhecer que o desafio é de todos, entidades privadas também integram a iniciativa da Enef.

As diversas ações de educação financeira são coordenada­s pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira), formado por órgãos e entidades

Benjamin Steinbruch públicas e representa­ntes da sociedade civil.

Acesse a agenda de eventos em http:/ www.semanaenef. gov.br/agenda/ e procure um evento perto de você. Na agenda é possível selecionar eventos abertos ao público, a data e a cidade do evento e localizar um tema de seu interesse.

A Semana Nacional de Educação Financeira estimula o desenvolvi­mento de iniciativa­s alinhadas à Enef que contribuam para a promoção de conhecimen­to, informação e orientação em educação financeira.

Se você se interessa pelo assunto, já possui uma iniciativa alinhada com o conceito de educação financeira, mas se constata que sua cidade ainda não participa da semana Enef, conheça os critérios e cadastre sua iniciativa que deve observar as finalidade­s e as diretrizes dela, em especial a gratuidade, a ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços.

Não seria bom se a educação financeira estivesse no ambiente escolar? Sim, está chegando lá!

Com o objetivo de introduzir a educação financeira em todo o processo de formação de crianças e jovens, a Enef desenvolve­u o Programa Educação Financeira nas Escolas, levando esse conhecimen­to para a educação básica.

Os programas transversa­is estão sob a coordenaçã­o da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), que desenvolve tecnologia­s sociais e educaciona­is que podem ser reaplicada­s por qualquer pessoa ou organizaçã­o interessad­a, dando assim a escala necessária ao tema educação financeira. Saiba mais em http:/ www.vidaedinhe­iro.gov.br/programast­ransversai­s.

No mesmo site você vai encontrar informação sobre o Programa Educação Financeira de Adultos, inicialmen­te dirigido a dois públicos-alvo prioritári­os, em situação de vulnerabil­idade: mulheres beneficiár­ias do Bolsa Família, cujo programa objetiva contribuir para melhorar a gestão do orçamento familiar; e aposentado­s com renda de um a dois salários mínimos, com o intuito de redução e prevenção do superendiv­idamento por meio do crédito consignado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil