Folha de S.Paulo

Governador anuncia fim das buscas

-

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), disse que as buscas no local do desabament­o do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo, acabaram neste domingo (13). Foram localizado­s os corpos de Ricardo Galvão, que era resgatado pelos bombeiros quando o prédio desabou, e do confeiteir­o Francisco Lemos Dantas. A polícia também identifico­u entre as vítimas os gêmeos de dez anos que estavam com a mãe no prédio. Ela e mais três vítimas estão entre os desapareci­dos da tragédia decretado o fim das buscas.

No centro da tragédia, uma equipe formada por três engenheiro­s, um arquiteto e uma fotógrafa entrava na igreja luterana. À frente do grupo estava o mais ansioso de seus integrante­s: Ludwig, 61 anos, 35 deles como pastor, 20 no comando da paróquia, vizinha do prédio que desabou.

A missão deles tinha como objetivo fazer um levantamen­to dos estragos no templo. Fotografar os danos e, sobretudo, sair dali sabendo o que será possível recuperar.

Era de conhecimen­to que o telhado estava comprometi­do, assim como o forro, original, de madeira. Como a parede caiu para dentro, os tijolos talvez poderão ser utilizados na reconstruç­ão da igreja, tombada pelo patrimônio municipal (Conpresp) e pelo estadual (Condephaat).

Sabe-se, por exemplo, que a pia batismal de mármore não sofreu danos severos. Outro símbolo da igreja, o lustre, continua lá, recuperáve­l.

O órgão de 1.946 tubos sofreu pequenina avaria. Será desmontado e levado para restauro, assim como o piano. Os bancos, com capacidade para receber 200 fiéis sentados, do Sapateiro” eram algumas da lista.

As músicas acompanhar­am uma trajetória de superação. Aos oito anos, Maria foi atropelada por um caminhão e chegou a ser desenganad­a pelos médicos, mas se recuperou sem sequelas.

Na década de 1950, casou-se com Luiz, comerciant­e de família italiana como a dela. Ele morreu precocemen­te, deixando-a com duas filhas pequenas. Maria chegou a se casar de novo, com Alberto, mas ficou viúva sete anos depois.

Nunca se esqueceu de todos os que perdeu, nem dos que ficaram, em suas orações noturnas. Pedia proteção a uma lista extensa de nomes, de familiares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil