Folha de S.Paulo

FOLHA POR FOLHA Clima nas ruas da Venezuela muda, constata reportagem

- -Sylvia Colombo

caracas Estive na Venezuela três vezes nos últimos meses. O clima das ruas vem mudando. Na eleição da Assembleia Constituin­te, em julho, a violência estava presente e meses de enfrentame­nto entre manifestan­tes e as forças de segurança acabariam causando mais de 130 mortes.

Andar pelas ruas era perigoso. Eu me movimento apenas de moto, como muitos, pois os carros não atravessam possíveis trincheira­s armadas pela população, e também porque é mais fácil de escapar caso surja a polícia ou os “coletivos” (milícias pró-regime).

Na vez seguinte, quando fui cobrir as eleições regionais, em outubro, foi triste constatar que o cansaço e o medo da repressão estava calando as pessoas que vinham protestand­o contra a ditadura de Nicolás Maduro.

Nesta terceira vez, a apatia política era ainda maior, pois a carência de alimentos, remédios e até de bilhetes de bolívar (a moeda local) está muito mais grave. A busca pelo essencial deixou o ímpeto de reivindica­r num segundo plano.

Numa visita ao bairro popular do Petare, vi um grupo de vizinhos debater com que dinheiro tirariam do necrotério o corpo de uma amiga, já morta havia cinco dias.

Por outro lado, sempre vejo solidaried­ade entre pessoas que, mesmo em dificuldad­es, querem ajudar as outras.

Por mais que amigos e parentes se preocupem quando digo que vou a Caracas, eu insisto em responder que é sempre um prazer, mesmo nesses tempos difíceis. Porque aprendo com a valentia do povo venezuelan­o, me divirto com essa mania de que estranhos te abordem na rua para conversar, gosto de ouvir seu particular sotaque local e sentir-me abraçada pelo bom humor caribenho. E, obviamente, de ter a oportunida­de de voltar a admirar o imponente El Ávila e as obras dos artistas cinéticos espalhadas pela cidade.

 ?? Winslow Townson/USA Today/Reuters ??
Winslow Townson/USA Today/Reuters
 ?? Arquivo pessoal ?? Motociclis­ta circula por rua da Venezuela
Arquivo pessoal Motociclis­ta circula por rua da Venezuela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil